Cada vez mais, acreditamos na moda para fazer a gente feliz, não importa a idade, a silhueta, o estilo. Buscamos o que faz sentido e estamos aprendendo todo os dias a reaprender a nos perceber, a respeitar o nosso corpo, a criar as próprias regras. Portanto, vamos falar de uma perguntar recorrente que já deveríamos ter eliminado do nosso vocabulário fashion: que roupa emagrece?
Parece até brincadeira, mas quase todas as mulheres que cruzaram por nossas vidas profissionais das mais diferentes formas, de cabeçonas a sensuais (ou sensuais cabeçonas e vice-versa), de mães a filhas, de palestrantes a estudantes, todas querem saber qual peça estreita o quadril, qual o decote aumenta ou diminui os seios, qual o bolso que valoriza o bumbum ou como, no geral, ficar mais longilínea. Compreensível, né? Afinal, "adultecemos" ouvindo que mulher bonita é magra e alta - logo, a roupa perfeita é a que nos aproxima ao máximo dessa imagem idealizada e limitante.
É isso. Precisamos esquecer esta imagem. Não é assim, nunca foi. A gente tem que parar de deixar de usar listra horizontal porque alarga, ou branco porque engorda, ou saia lápis porque tem quadril largo, ou cropped porque não tem a barriga de tanquinho. Por favor! Temos que usar a roupa que nos faz sentir bem, faz feliz, faz os olhos brilharem. O que adianta estar “mais longilínea” e nem conseguir se mexer direito devido ao desconforto que aquela roupa causa? O que adianta o nosso corpo não se sentir em casa na roupa que veste? O que adianta acinzentar nosso estilo para alongar nossas linhas se preferimos estampas luxuriantes que nos deixem redondamente felizes?
Se você se sente bem, ok, vá em frente e busque as características das roupas que façam você parecer mais magrinha. Mas o nosso sonho seria que você vestisse apenas o que lhe faz sorrir, independentemente se você parecer ter 10 centímetros a menos, se a sua barriguinha ficar marcada ou se o seu bumbum gritar "olá" com vontade. Esqueça estas regras que ser elegante é ser magra e alta. Ser elegante é sorrir dentro da roupa que você veste. Bora?