Ela tem um jeito único de falar e escrever sobre moda e estilo, com carinho, um olhar afetuoso, um toque de poesia. Quer saber? Tem um toque de poesia em tudo que ela faz desde que a conhecemos, há muitos anos, quando essa publicitária mineira estreou o que seria o primeiro blog de street style do Brasil, o Hoje Vou Assim. Cabelo curto, tatuagens, um toque de chiqueza, outro de transgressão, e todos se encantaram com Cris Guerra, que decidiu escrever um livro inspirado por essa longa experiência cotidiana de vestir em 2013 e que retorna agora, revisto e ampliado, pela Faro Editorial: Moda Intuitiva – Um Não Manual de Moda para Ser Feliz.
— É um livro de moda por alguém que não estudou a moda, só a vivenciou. Aprendi a moda com o meu próprio corpo, entrou na minha vida pelo corpo, pela cabeça. O livro fala muito de como a intuição nos faz chegar a alguns lugares — conta Cris.
Moda Intuitiva apresenta o closet essencial, as roupas para cada ocasião, o estilo no trabalho, as dicas para compor cores e looks, fazer malas práticas, como comprar melhor e tantos outros temas essenciais de bem vestir. Tudo sob a perspectiva astuta de Cris, com uma linguagem acessível, ágil, inteligente e bem-humorada. Mas também vai muito além, já que é um livro que fala sobre liberdade, inspirações, amor-próprio, sobre olhar para a gente, descobrir quem somos, quem queremos ser. É uma obra que deixa clara a importância que a roupa assume na nossa vida quando aprendemos a usar o vestir como uma ferramenta de autoestima, uma verdadeira "roupaterapia".
— A moda é um dos caminhos para a gente conquistar nossa liberdade, nos ajuda a olhar de outra forma, a brincar mais com a gente, levar a vida e a nossas realidades um pouco menos a sério. A moda está do lado da palavra liberdade. Sempre vi a moda como uma possiblidade e não como uma forma de castração — diz.
Estilo em qualquer idade
Neste tempo, do lançamento até esta segunda reedição (a primeira foi em 2016), a escritora, produtora de conteúdo, podcaster, palestrante e inventora de mil e uma modas (sim, ela não para), completou 50 anos. Amadureceu e grisalhou juntinho da gente, assim como seu estilo, sua relação com o vestir, seu Moda Intuitiva, que, entre as atualizações, traz agora um capítulo dedicado a mulheres de 40, 50, 60, 70 anos.
— A roupa nos ajuda a ter um olhar renovador sobre nós mesmas. É uma forma de termos novos pontos de vista sobre nós e neste sentido é mágica — frisa Cris, lembrando que acredita na maturidade como uma grande professora de estilo.
Mas não pense que esse capítulo para mulheres maduras chega com ares de pode e não pode, deve ou não deve. Pelo contrário. Assim como todo o Moda Intuitiva, a parte dedicada à maturidade aborda a liberdade, o poder de escolha, a diversidade da mulher e sua beleza em qualquer idade, trazendo convidadas especiais para falar sobre suas experiências de vida e de moda.
Fazer 50 anos não mudou o meu jeito de vestir. Adoro colocar uma minissaia hoje e pensar que continuo gostando de usar minissaia. Mas os 50 anos me fizeram olhar o meu corpo com um olhar mais sensual
CRIS GUERRA
publicitária e escritora
— Fazer 50 anos não mudou o meu jeito de vestir. Adoro colocar uma minissaia hoje e pensar que continuo gostando de usar minissaia. Mas os 50 anos me fizeram olhar o meu corpo com um pouco mais de condescendência, com um olhar mais sensual. Me considero uma mulher muito mais sensual hoje — afirma Cris. — Olho para mim, com todas as minhas rugas, gordurinhas localizadas, me conheço melhor, sei o que fica melhor para mim, sei o que de fato gosto e não existe mais a chance de ficar só no modismo. O que gostaria de passar adiante é o que a maturidade me disse que é bom. Olhe para você e não para como os outros estão olhando para você. Não sei se foi só a maturidade que me disse isto, mas, sem dúvida, esse é o recado cada vez mais sublinhado — completa.
Novos olhares
O livro também ganhou outros adendos, como um capítulo sobre “roupa de mãe”, solicitação recorrente das leitoras, e uma limpeza geral, com algumas arestas de comportamento e linguagem de época sendo aparadas, tornando o conteúdo mais em sintonia com a mulher do agora, cada vez mais independente e livre de padrões.
Um manual de moda e de amor a nós mesmas.
- Moda Intuitiva: Um Não Manual de Moda para Ser Feliz
- Faro Editorial (2021)
- 288 páginas
- R$ 79,90