A saia é uma das peças mais charmosas do closet. Curta, longa, estampada, lisa, plissada, bordada, minimalista, esportiva, dramática, a saia muda conforme o tecido, o modelo, o comprimento, o mood. E se torna protagonista do visual com suas muitas versões, como a gente mostra aqui, em um dossiê essencial dos modelos do inverno para você escolher o que mais combina com seu estilo, seu cotidiano, sua personalidade. Vamos?
Saia mídi evasê
O corte evasê, que abre sutilmente em direção à barra, como um A, é um dos preferidos da estação para este comprimento considerado um dos vilões por “achatar” a silhueta. Se você realmente se incomoda com esse efeito provocado pelas mídis, combine a saia com botas alongadas, meias e sapatos escuros ou sapatos bem decotados, pequenos truques que minimizam a impressão de parecer mais baixa ou de ter as pernas encurtadas. Mas a gente acha mesmo que você não deve dar atenção para isso e se divertir com a mídi, principalmente os modelos evasês, que vestem bem qualquer silhueta, afinando o visual de imediato.
Míni jeans
Depois de algum tempo guardadinha na prateleira de clássicos contemporâneos, a saia jeans curtinha retorna com potência neste inverno, combinada com tricôs, moletons e a alfaiataria oversized do frio – ah! Os blazers podem (e devem) ser usados mais compridos do que a saia. Também fica perfeita com meias grossas, combinada às botas pesadas da estação. Mary Quant aprovaria.
Saia plissada
Uma coadjuvante que sonha com o papel principal, a saia plissada persiste entre as tendências já há algumas temporadas, ora com mais evidência, ora mais discreta, como neste inverno, quando surge em versões metalizadas, em couro e com estampas marcantes. O certo é que já se tornou um item essencial dos mais versáteis, já que fica linda com salto alto ou tênis, com camisa de seda ou jaqueta de couro, no office look ou no jantar romântico. Vale sempre o investimento.
Saia tubo
A gente é apaixonada por este modelo coladinho no corpo que fica lindo com peças amplas ou em um visual todo justinho. A saia tubo de comprimento mais alongado, abaixo dos joelhos, resulta em um look mais sofisticado. Se a intenção for romper um pouco com a sensualidade geralmente aliada ao modelo, combine com peças e acessórios mais despojados.
Saia jogger
Uma das novidades da estação e tradução perfeita do elo entre a moda cotidiano e esportiva, a saia jogger, inspirada nas calças de mesmo nome, são confortáveis e cheias de estilo, uma excelente opção para um visual casual e moderninho. Ficam lindas com moletons, compondo um conjunto, com jeans e com tricôs pesadões.