Jaqueta Alexander Wang, camisa Marc Jacobs, calça Antonio Berardi, bolsa Saint Laurent e scarpin Gucci | Fotos: netaporter.com, reprodução Jaqueta Alexander Wang, camisa Moschino, saia Gucci, bolsa Loeffler Randall e loafer Stuart Weitzman | Fotos: netaporter.com, reprodução Jaqueta Alexander Wang, vestido Equipment, bolsa Diane Von Furstenberg e tênis Nike | Fotos: netaporter.com, reprodução
Que o jeans é o tecido mais democrático que existe todo mundo já sabe. Mas nem só de calças vive o indigo: a jaqueta jeans é um must have no closet. A peça já esteve em alta em diversos shapes e lavagens – pequenas, claras, curtas, escuras, desbotadas, adornadas, justas, largas. Também transitou por vários estilos durante os mais de 200 anos de história.
Quando surgiu, lá no finalzinho dos anos 1800 pelas mãos de Levi Strauss, foi logo adotada pelos desbravadores americanos, que por muito tempo tiveram a jaqueta como símbolo do seu estilo. Mas foi mesmo nos anos 1950 que a jaqueta começou a ganhar os contornos – e a importância – que tem nos dias de hoje, quando foi adotada pela juventude transviada da época. Na década seguinte, vestiu a paz e amor dos hippies. Virou transgressão pelas mãos dos punks. Tornou-se o look de lazer dos yuppies. Vestiu o blasé dos minimalistas. Até que ganhou o status de essencial de qualquer tribo, estilo, idade, de trabalhadores a publicitários, de fashionistas a básicos.
A jaqueta jeans é um clássico que vai continuar sempre se renovando. É nesse clima que mostramos três looks com a jaqueta denim alongada, uma das queridinhas do hoje, para ocasiões diferentes. Vem!
Jaqueta + camisa + pantalona + scarpin
A jaqueta jeans somada a peças de alfaiataria cria um contraste bacana que tira o look da total informalidade do casaco. O resultado é adequado para trabalhos com dress code menos rígido ou até mesmo ocasiões nas quais se deseja passar uma imagem elegante, sem ficar careta. Além disso, a cartela de cores em tons pastel traz delicadeza em oposição ao ar despojado que o jeans sempre proporciona.
Jaqueta + saia estampada + camisa estampada + loafer
Misturar estampas, embora assunto recorrente, ainda é um recurso pouco utilizado de fato. Mas a verdade é que é fácinho se seguirmos uma regrinha básica: quando as estampas têm cores em comum, aumentam as chances de dar match na composição. O sapato masculino complementa o visual fashionista, com uma bolsa cheia de bossa pra fechar o look colorido.
Jaqueta + vestido de tricô + tênis
Chega o fim de semana e tudo o que mais queremos é um look confortável que seja bonito e cheio de estilo. A solução existe e vem em forma de vestido de tricô com tênis. A cor berry não poderia ser mais linda e atual. A moda de hoje, mais democrática do que sempre foi, nos permite fugir da rigidez dos saltos e misturar, por exemplo, tênis com vestidos, coisa que seria inimaginável em outros tempos. Para a alegria dos nossos pés e corações fashionistas!
Leia também