João Emanuel Carneiro é autor de vários sucessos, por conta disso, a pressão era grande para que sua nova trama, Mania de Você, fosse um fenômeno de público e crítica. Porém, não é o que está acontecendo. Desde sua estreia, há quase dois meses, a história não conquista bons índices de audiência, chegando a perder, em alguns dias, para as novelas das seis e das sete – as ótimas No Rancho Fundo e Volta por Cima.
Mania de Você tem uma história envolvente, então, qual é o problema? Assistindo a um podcast com especialistas em teledramaturgia, entendi o que está faltando no horário nobre: um herói e/ou heroína. João Emanuel tentou convencer o público que Rudá (Nicolas Prattes) e Viola (Gabz) são os mocinhos dessa história. Ah, mas não são mesmo!
Mocinhos?
Rudá não teve nenhum grande ato na primeira fase da novela, nada que levasse o telespectador a torcer por ele, pelo contrário. Apresentado como ativista social, não apareceu em nenhuma cena salvando um golfinho ou impedindo o desmatamento da floresta. Namorado de Luma (Agatha Moreira), não hesitou em traí-la com Viola. Foi para Portugal, se envolveu com outra mulher e, 10 anos depois, abandonou a moça com a mãe doente sem dar maiores explicações. Que herói é esse?
Viola é um caso ainda pior. Traiu a melhor amiga e o noivo lá no início da novela. Agora, caiu na lábia de Mavi e perdoou mentiras absurdas que o pilantra lhe conta. De certa maneira, é conivente com os crimes que Mavi cometeu, mas o que interessa é ser uma grande chef de cozinha do melhor restaurante da América Latina. Heroína? Acho que não.