O 15º paredão do BBB 23 tem Aline Wirley, Bruna Griphao e Sarah Aline na disputa que será definida no domingo (16), quando uma delas deixará o programa. Mas a ex-cantora do Rouge, Aline, não precisa se preocupar — pode até tirar um tempo para dançar Ragatanga até a noite de eliminação. Isso porque, conforme indicam enquetes realizadas por diferentes portais da internet, são Bruna e Sarah que estão com a corda no pescoço nesta berlinda.
Bruna aparece liderando a maioria dos levantamentos que simulam o resultado do paredão. Sarah aparece no segundo lugar, com, em média, mais de 10% de diferença em relação ao percentual de votos da atriz. Até daria para supor que, então, Bruna é quem deixará a disputa, mas os últimos paredões mostraram que não é bem assim.
A sister também liderou as enquetes das outras berlindas que disputou, mas acabou sobrevivendo. Por isso, há sim chances de que Sarah Aline deixe o programa.
Abaixo, GZH expõe os motivos que podem levar cada uma delas à eliminação.
Por que Bruna Griphao pode ser eliminada
Liderando a maioria das enquetes, Bruna Griphao já chegou a ser favorita da edição, mas é hoje uma das participantes mais odiadas. Apesar disso, a sister sobreviveu a todos os paredões que disputou nas últimas semanas, graças à torcida de Amanda — enfim, é como se a conta não fechasse. Mas se neste paredão a ajuda dos fãs da amiga não for suficiente, Bruna não poderá nem reclamar: deu muitos motivos para despertar a antipatia do público.
O principal deles é a enorme dificuldade que a atriz tem de reconhecer os próprios erros, combinada a uma exímia facilidade de apontar falhas nos outros — que, às vezes, são bem menores do que as dela. Além disso, a sister não reage bem quando é contrariada e quase sempre reage de forma desproporcional em situações assim.
Ao se desentender com alguém, Bruna usa e abusa das ofensas, mas não aceita ouvir nada negativo, por mais insignificante que seja o apontamento. Por exemplo: a atriz ficou extremamente magoada quando Domitila disse que a "energia" dela não é boa, mas já chamou a ativista de coisas muito piores e chegou a pôr em cheque a trajetória dela na defesa de causas sociais.
O mesmo ocorreu com Cezar Black. A atriz ficou possessa por o baiano ter se mudado para o quarto dela e das amigas e, apesar disso, ter indicado duas delas ao paredão. Só que Bruna e as aliadas já haviam votado em Black tantas vezes que chega a ser difícil contabilizar, e o brother havia deixado claro que a mudança para o quarto deserto não faria dele um aliado do grupo. Mesmo assim, Bruna achou um absurdo a atitude dele e desencadeou uma série de embates desproporcionais.
O mais chocante foi o último. Com Black sentado em uma cadeira da cozinha enquanto conversava com Domitila, Bruna veio para cima do enfermeiro e descarregou todo tipo de acusação e xingamento, aos berros.
Ninguém achou bonito. As imagens da briga viralizaram na web e acabaram por colocar uma última pá de terra sobre qualquer resquício de simpatia que o público poderia ter com Bruna Griphao. Resta saber se agora ela enfim pagará a conta dos seus excessos.
Por que Sarah Aline pode ser eliminada
Levando em consideração o histórico recente de Bruna Griphao, que vem contrariando as pesquisas e sobrevivendo aos últimos paredões, Sarah Aline corre um grande risco de ser eliminada neste domingo. Se isso de fato ocorrer, o principal motivo é a força da torcida de Amanda, que acaba por ajudar Bruna nas berlindas que ela disputa. Até porque Sarah é uma participante com poucos erros no BBB 23, quase uma unanimidade entre o público.
Talvez a única falha da psicóloga tenha sido demorar um pouco para se posicionar com protagonismo. A sister nunca se eximiu de falar o que pensa e sempre mandou bem nos jogos da discórdia, mas durante muito tempo a dinâmica das noites de segunda-feira foi o único momento em que ela aparecia na edição. Por isso, acabou sendo taxada de planta por parte dos espectadores.
As coisas só começaram a mudar quando Sarah foi para o seu primeiro paredão. A sister não concordou com a indicação e os argumentos usados por Fred, então líder, para mandá-la à berlinda, e manifestou sua insatisfação. Sarah sobreviveu àquele paredão e, dali em diante, mudou sua postura no jogo. Passou a participar ativamente das decisões de seu grupo e a tomar partido das situações que ocorriam na casa. Mas será que não foi tarde demais?
Essa virada de chave fez com que a psicóloga se tornasse uma das jogadoras mais importantes para o BBB 23 atualmente, além de render a ela novos fãs. Só que uma parcela do público ainda resiste em enxergar a mudança da sister. Somado a isso, há o fato de Sarah ser hoje uma das principais rivais do quarto deserto, ao lado de Domitila. É claro que isso fará com que os fãs do grupo, sobretudo os fãs de Amanda, caiam com tudo em cima dela na votação.
No fim das contas, se Sarah acabar deixando o programa neste domingo, será muito mais por conta da mobilização da torcida rival do que por causa de erros que tenha cometido. Bem diferente de Bruna, que se sobreviver, terá sobrevivido apesar dos erros que cometeu.