A cinco dias da estreia do BBB 23, a Globo anunciou que a edição dará novos "poderes" aos participantes. O primeiro é o coringa, um "card do poder" que semanalmente dará um benefício ou uma jogada diferente a um brother.
De acordo com a emissora, a dinâmica funcionará como um leilão. No dia das compras, o poder aparecerá à disposição dos confinados, que determinarão quantas estalecas estarão dispostos a pagar para arrematá-lo. Ao final dos lances, o resultado será divulgado para todos.
Já o líder ganhará novos privilégios nesta temporada. Além de dormir em um aposento exclusivo, definir quem é Vip e quem é da Xepa, indicar alguém direto ao paredão, ficar imune aos votos da casa e ter uma festa em sua homenagem, ele agora também terá uma "central de controle" em seu quarto.
Com isso, conforme a Globo, o rei ou a rainha da semana poderá acessar, de maneira limitada e pré-determinada, comandos que possibilitam uma visão privilegiada do jogo - algo semelhante ao equipamento que foi instalado no quarto secreto ocupado por Arthur Aguiar após vencer o paredão falso do BBB 22. Entre os privilégios estão assistir ao que acontece no restante da casa com áudio, descobrir o total de votos que recebeu até então e despertar os participantes na hora que desejar.
O BBB 23 terá mais uma vez o elenco dividido nos times Camarote e Pipoca. Dois participantes serão selecionados pela casa de vidro, que já está instalada em um shopping no Rio de Janeiro. Os nomes dos brothers e sisters que passarão a ocupar a casa mais vigiada do Brasil a partir de segunda-feira (16) serão divulgados nesta quinta (12).
A principal novidade da edição é que o prêmio dado ao vencedor será maior do que R$ 1,5 milhão. Ainda não se sabe de quanto será o acréscimo, mas a emissora já confirmou que o valor final será decidido ao longo da temporada.