Buscando revelar um pouco da intimidade de um dos casais de celebridades mais badalados e, ao mesmo tempo, mais discretos do mundo, estreia nesta quinta-feira (8), na Netflix, a minissérie documental Harry & Meghan. O lançamento será dividido em duas partes: nesta quinta, entram no catálogo os primeiros três episódios e, na semana que vem, os últimos três.
A produção deve abordar temas sensíveis à monarquia britânica, como a relação dúbia com a imprensa e os motivos que fizeram Meghan Markle e o príncipe Harry se afastarem de seus deveres com a família real. A seguir, GZH reúne tudo o que se sabe sobre a produção.
Assista ao trailer:
O que se sabe sobre a série Harry & Meghan
Sinopse
Na sinopse da série, a Netflix adianta que Harry e Meghan irão contar "o outro lado" da história de amor entre eles. Apesar de não entrar em detalhes, o texto informa que a trama irá perpassar todo o namoro até a mudança do casal para a América do Norte, em meio ao afastamento da monarquia britânica.
"Com depoimentos inéditos de amigos e familiares, além de análises de historiadores sobre o estado atual da Commonwealth e o relacionamento da família real britânica com a imprensa, a série mostra não só o amor de um casal, mas pinta um quadro claro da nossa sociedade e do modo como tratamos o próximo", diz o texto divulgado pela plataforma.
Temas delicados
Pelo que vemos nas prévias divulgadas anteriormente, podemos descobrir alguns pormenores. Acontecimentos como a perseguição da imprensa ao casal e os embates com a família do príncipe não ficarão de fora do roteiro:
— Há uma hierarquia na família real. Histórias são vazadas, mas também plantadas — comenta Harry, no trailer. — É um jogo sujo.
Eles também devem expor os motivos que os levaram a abandonar seus deveres com a monarquia e deixar o Reino Unido.
— Ninguém sabe toda a história. Nós sabemos toda a história — entoa o príncipe. — Fiquei apavorado. Não queria que a história se repetisse — continua ele, em referência ao que ocorreu com sua mãe, a princesa Diana, que morreu em um acidente de carro em 1997 após ser perseguida por paparazzi.
Expectativa no Palácio
A monarquia britânica aguarda com apreensão a estreia da série. As primeiras declarações do casal já reacenderam as desavenças entre os duques de Sussex e o resto da família real.
Contatado pela AFP, o Palácio de Buckingham não se pronunciou até agora sobre a produção. No entanto, fontes da casa real citadas pelo jornal Daily Mail afirmam que o rei Charles III e a esposa, a rainha consorte Camilla, já estão "um pouco cansados" dos ataques. Outras fontes alertam ainda que as revelações podem "ser piores do que a realeza espera".
— Vai ser explosivo — disse uma fonte ao jornal The Mirror.
Harry e Meghan são os membros menos populares da família real no Reino Unido depois do príncipe Andrew, acusado de abuso sexual. O príncipe William e a esposa, Kate Middleton, contudo, têm 81% e 75% de opiniões favoráveis, respectivamente, de acordo com uma pesquisa recente da YouGov.
Polêmica com o trailer
Um teaser de Harry & Meghan lançado na última quinta-feira (1º) acabou se tornando alvo de polêmica. O vídeo é composto por imagens do relacionamento do casal enquanto os dois dão depoimentos sobre o passado. Algumas dessas imagens, porém, não correspondem exatamente ao momento narrado pelos dois.
De acordo com o The Sun, por exemplo, a foto de um grupo de fotógrafos que aparece enquanto o príncipe diz que teve que "fazer tudo o que podia" para proteger sua família foi, na verdade, feita na estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011), lançado anos antes de os dois se conhecerem. A imagem dá a entender que eles eram perseguidos pelos jornalistas.
Em outro trecho, uma foto aérea que supostamente ilustrava os abusos da imprensa com a família de Harry também foi criticada. No Twitter, o comentarista real Robert Jobson chamou a foto de "farsa completa". "Foi tirada por profissionais credenciados, na residência do arcebispo Tutu, na Cidade do Cabo. Apenas três pessoas estavam na posição credenciada. Harry e Meghan concordaram com a posição. Eu estava lá", escreveu.
Produção de peso
O projeto é dirigido por Liz Garbus, indicada ao Oscar pelos documentários What Happened, Miss Simone? (2015) e The Farm: Angola, USA (1998). Ela também assina outras obras centradas em celebridades, como Love, Marilyn (2012), sobre a atriz Marilyn Monroe, e Becoming Cousteau (2021), a respeito do oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau.
Harry & Meghan é mais um produto da parceria entre o casal e a Netflix, com quem os dois fecharam um acordo milionário pela produtora Archewell Productions.