Se o Big Brother Brasil 22 fosse uma novela, os protagonistas certamente seriam Arthur Aguiar e Jade Picon. Os dois vivenciam a maior rivalidade da edição, dividindo a opinião do público sobre quem é o mocinho e quem é o vilão no folhetim do BBB 22. Agora, ambos disputam a preferência dos telespectadores no sétimo paredão do programa — completo por Jessilane, que deve assumir papel de figurante na berlinda mais aguardada da temporada.
Dois estrategistas assumidos, Arthur e Jade ocupam hoje lados declaradamente opostos no jogo. Ela lidera o quarto lollipop — que, apesar de bem articulado, teve poucas vitórias desde o início do programa por não conquistar a simpatia do público —, enquanto Arthur, com bem menos sucesso, tenta articular votos entre a turma dos desgarrados, como Gustavo e Lucas, as "comadres" — Lina, Natália e Jessilane — e a "Disney", formada por Pedro Scooby, Douglas Silva e Paulo André.
São eles, direta ou indiretamente, os responsáveis pelas maiores movimentações no jogo até aqui. Mas isso deve acabar logo. Conforme enquetes realizadas pelos principais portais da internet, um deles deixará a casa na próxima terça-feira (8), demonstrando que o público escolheu um lado e está disposto a defendê-lo — ainda que, como consequência, a saída de um dos dois possa vir a "esfriar" o BBB 22.
Mas, afinal, de onde veio todo esse antagonismo? Abaixo, GZH faz uma retrospectiva da rivalidade entre Jade Picon e Arthur Aguiar.
Entraram juntos...
Jade e Arthur iniciaram suas trajetórias no BBB 22 com um fator em comum: ambos, ao lado de Linn da Quebrada, entraram na casa depois do grande grupo em razão de terem testado positivo para a covid-19.
Atrasada na formação de suas alianças, a turma que entrou depois naturalmente acabaria se tornando alvo no primeiro paredão do programa. Arthur Aguiar só não foi parar na berlinda porque conquistou imunidade em uma prova. Assim, sobrou para Jade, que foi a mais votada daquela semana, mas escapou na prova bate e volta.
Ou seja, os dois estavam na reta e tinham tudo para unir suas forças. E, por um tempo, até uniram. Só que não durou muito. Jade e Arthur entraram juntos, mas soltaram a mão um do outro pelo caminho.
... mas cada um foi pro seu lado
Tudo começou a mudar quando Jade conquistou sua primeira liderança. Logo após o retorno da prova, Jade e Arthur conversaram, e o ator lamentou que, com o resultado, seria o alvo da casa — como se fazendo uma referência ao fato de, sendo líder, Jade não poder disputar a prova do anjo e talvez imunizá-lo caso ganhasse.
A influenciadora concordou, mas ponderou que, pelo menos, ele não seria indicado pela líder — ela — e poderia disputar a prova bate e volta, com chances de escapar da berlinda. Tempo depois, porém, Jade começou a questionar a atitude do brother. Ela não gostou do comentário feito por ele após sua vitória, classificando o ator como "interesseiro".
— Ele me abraçou e disse: "É, agora eu tô na reta mesmo". Ou seja, não era sobre mim, era sobre ele. Ele ficou triste porque agora eu não posso ganhar o anjo e imunizá-lo — disse Jade para Bárbara e Laís, que repentinamente se tornaram suas aliadas.
O ranço ficou ainda mais forte quando a líder da semana recebeu um coração partido no queridômetro e presumiu que Arthur havia lhe enviado o emoji indesejado. Não foi ele, mas a suspeita já foi suficiente para que Jade declarasse de vez guerra a Arthur.
Guerra declarada
Jade não cumpriu o que prometeu a Arthur. Em sua primeira liderança, a influenciadora indicou o ator para o paredão.
— Eu tive três motivos pra colocar a pessoa. Primeiro, não concordar com certas atitudes dela comigo e com outros participantes. A segunda é que a permanência ou a saída dessa pessoa vai trazer uma resposta pra minha visão de jogo. E a terceira é que eu quero ver qual vai ser a reação da casa e qual vai ser a formação do paredão quando eu colocar a pessoa que tem mais voto na casa direto no paredão — justificou ela ao anunciar a indicação.
Arthur foi pego de surpresa. O ator já esperava a berlinda, mas não imaginava que sua vaga no paredão seria conquistada através da líder. Depois, em DR com Jade, o brother confessou que não esperava a indicação e afirmou que a sister poderia ter lhe avisado sobre sua mudança de planos, uma vez que havia lhe dito que ele não iria ao paredão através dela. Ela explicou sua mágoa:
— Você não ficou feliz pela minha liderança e você ficou triste por eu não poder mais ganhar o anjo para eu te dar. (...) Não precisava falar isso pra mim, sabe? Poxa, eu sou a líder.
— Cara, mas por que que você não conversou comigo antes sobre isso? Que eu poderia ter explicado o meu lado, o quão abalado eu estava de não ter conseguido passar adiante pelo fato de eu saber que já ia para o paredão. Eu sempre te coloquei no meu grupo de prioridade e eu acho que você poderia pelo menos ter conversado comigo antes, para eu me explicar — disse ele.
Mas não tinha mais o que fazer: a guerra estava declarada.
Segundo ataque
Jade não cumpriu com êxito sua missão enquanto líder, que é eliminar seu indicado. Arthur sobreviveu à berlinda e, apesar de não saber, tornou-se o queridinho dos espectadores. Enquanto isso, Jade ganhou fama de traíra e passou a ser vista quase como a vilã da edição.
Apesar da indicação, o ator bem que tentou "fazer as pazes" com a influenciadora. Ela deixou claro que não costumava dar segundas chances para ninguém em sua vida. E, realmente, em vez de segunda chance, deu a ele um segundo paredão.
Quando foi líder novamente, Jade até cogitou mudar de alvo e indicar Lucas, mas acabou indicando outra vez Arthur.
— Meus motivos são parecidos com os da última semana, mas, aqui, agora, sinto a necessidade de me proteger. Não quero criar uma desavença com outra pessoa, pois nada me garante que vou estar com esse colar e imune (na semana seguinte). Para que eu possa não ter mais votos, vou seguir na minha posição de indicar o Arthur e criar uma maneira de me proteger — justificou ela.
Só que o tiro saiu pela culatra. Arthur tinha o direito de puxar alguém para disputar o paredão ao seu lado, na dinâmica do contragolpe, e puxou a gaúcha Bárbara, aliada da influenciadora. Bárbara foi eliminada, Arthur ficou, e Jade perdeu mais uma batalha.
Bandeira branca (por pouco tempo)
Após o segundo retorno de Arthur, Jade achou melhor dar uma trégua. A "cabeça" do quarto lollipop articulou os votos do grupo em outros alvos, enquanto Arthur também ergueu bandeira branca e evitou mirar diretamente na influenciadora.
Não organizou votos nela e sequer lhe deu o castigo do monstro quando teve oportunidade. Por isso foi apontado como covarde por alguns telespectadores. Outros, porém, opinaram que essa é mesmo a estratégia do brother: demonstrar que Jade é quem o ataca.
Em conversa recente com Pedro Scooby, o ator endossou a tese.
— Mano, essa rivalidade é muito mais dela do que minha. Ela criou um bagulho que nem existe. Vou te falar uma coisa, com certeza absoluta: as colocações dela são todas equivocadas, e quando você sair, você vai ver. Todas. É isso — disse.
Independentemente do mandante, o cessar-fogo não durou muito tempo.
Ataque final
Foi no sábado (5) que Jade proferiu seu terceiro ataque — com grandes chances de ser também o último. A influenciadora atendeu ao big fone e foi parar direto no paredão, mas também precisou indicar alguém para disputar a berlinda ao seu lado. Ela não titubeou na escolha: Arthur.
A sister até pretendia estender a trégua por mais algumas semanas, mas a missão dada pelo big fone a fez mudar de planos. Afinal, não tinha por que cravar uma nova inimizade se já tinha em Arthur um rival declarado.
Pensando somente na estratégia do jogo, a escolha foi acertada. O que a influencer não sabe, porém, é que o público comprou a briga do ator. Se tivesse indicado outra pessoa para disputar o paredão ao seu lado, talvez Jade ganhasse uma sobrevida na disputa. Mas, ao menos de acordo com o que indicam as enquetes, a influencer deve abandonar a guerra nesta terça-feira (8), com status de perdedora.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.