
O ano é 2043, e um viajante no tempo é enviado para o passado para impedir a disseminação de um vírus letal na Terra. Eis o ponto de partida de 12 Monkeys, série de ficção científica lançada anos antes da pandemia de covid-19 e que agora retorna, mais atual do que nunca, à televisão, com estreia na noite desta segunda-feira (14), às 20h50min, no canal por assinatura Syfy.
Na ficção, contudo, há pouco de natural na catástrofe, orquestrada por uma enigmática organização conhecida como "Exército dos 12 Macacos". O grupo é o grande alvo do protagonista, James Cole (Aaron Stanford), que ao retornar ao passado conta com a ajuda de uma brilhante virologista, Cassandra (Amanda Schull), e um gênio da matemática com problemas psicológicos, Jennifer (Emily Hampshire), para impedir o avanço do vírus.
Criada por Terry Matalas e Travis Fickett em 2015, a série é inspirada no filme de Terry Gilliam 12 Macacos (1995), outra obra cuja popularidade teve um salto nos últimos anos, por causa do coronavírus. As similaridades entre o que o filme retratou e a realidade atual pegaram de surpresa até a equipe por trás das câmeras, como contou um dos roteiristas, David Webb Peoples, em entrevista ao Yahoo Entertainment:
— Nós entendíamos teoricamente que um surto de vírus poderia ser uma ameaça. Entendíamos da mesma forma que entendíamos que a bomba atômica poderia ser uma ameaça. Nós nunca imaginamos que iríamos mesmo passar por uma pandemia como esta.
O Syfy exibe a primeira temporada de 12 Monkeys de segunda a sexta, a partir desta segunda-feira (14), sempre às 20h50min. Já o filme está disponível para locação no Amazon Prime Video e na Apple TV.
Uma noite de suspense na "Tela Quente"

Nada de tranquilidade na noite desta segunda (14) na RBS TV: vai ao ar na Tela Quente, logo após o BBB, o thriller A Garota no Trem (2016). Protagonizado por Emily Blunt, o filme segue as investigações de um complexo caso policial que tem como testemunha-chave uma deprimida, alcoólatra e pouco confiável passageira de trem. Com direção de Tate Taylor, a produção é baseada no fenômeno editorial homônimo de Paula Hawkins, que se manteve por sete meses na lista dos mais vendidos do New York Times.
"Romeu e Julieta" dos Pampas

A série gaúcha Verona foi um dos destaques do Brazil International Monthly Independent Film Festival, vencendo seis categorias, entre elas a de melhor direção para Ane Siderman.
Descrita como uma versão de Romeu e Julieta nos Pampas, a trama de quatro episódios acompanha dois universitários, vividos por Lucas Zaffari e Marcela Fetter, que vivem uma paixão trágica ao retornarem de Porto Alegre para Bagé durante o verão.
A produção foi idealizada pelo ator gaúcho Leonardo Machado, falecido em 2018, e conta com roteiro de Paulo Nascimento. A série pode ser conferida nas plataformas de streaming Box Brazil Play e Now.

Donas da história
Celebrando mulheres negras gaúchas, a exposição Donas da História já está em cartaz no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. Sob curadoria de Izis Abreu e Clarissa Lima, o projeto reúne fotografias de personalidades já falecidas, como a política Teresa Franco e a escultora Judith Bacci, e de outras em plena atividade, como a rapper Cristal, a ex-ginasta Daiane dos Santos e a jornalista Vera Daisy Barcellos.
A mostra pode ser visitada diariamente, das 10h às 20h, até dia 9 de março. A entrada é gratuita.