A Netflix norte-americana anunciou nesta segunda-feira (16) que adquiriu os direitos de transmissão da série Seinfeld a partir de 2021, mais um passo na batalha das plataformas para expandir seus catálogos com o aumento da concorrência. A companhia perderá Friends no fim deste ano e The Office em 2021, nos Estados Unidos, duas séries de grande apelo popular.
Nos EUA, os direitos de transmissão digital de Seinfeld estão desde 2015 nas mãos de outra plataforma, Hulu, subsidiária dos estúdios Disney. O valor da transação não foi divulgado.
Sabe-se, por exemplo, que o grupo NBCUniversal desembolsou US$ 500 milhões para transmitir The Office durante cinco anos, e a WarnerMedia, US$ 425 milhões para explorar Friends, também durante cinco anos.
As séries antigas se tornaram ativos importantes ante a perspectiva do lançamento de ofertas de vídeo por assinatura da Apple, Disney, WarnerMedia e da NBCUniversal nos próximos meses, nos Estados Unidos.
A Sony, que é o proprietária original dos direitos de Seinfeld, nunca conseguiu fazer sua própria plataforma, PlayStation Vue, decolar, e, portanto, não tinha interesse em recuperar a exclusividade da série.