Homer Simpson já tem mais de 30 anos de televisão, permanece com presumíveis 36 de idade e segue dando exemplos nada edificantes de paternidade irresponsável. Mas volta e meia cai a ficha em sua cabeça oca e ele resolve repensar sua relação com os filhos Bart, Lisa e Maggie. É quando o sujeito estabanado, grosseiro e egoísta revela ter um coração mole, mostra que erra mais por tentar acertar e assume diante das crianças o papel do pai herói e, ao seu modo muito peculiar, afetuoso.
Quem acompanha Os Simpsons, rumo à 31ª temporada (por aqui, exibido no canal pago Fox), conhece bem os péssimos exemplos de Homer. Vive esganando Bart, acha as atitudes politicamente corretas de Lisa uma chatice e mal lembra o nome de Maggie, bebê que costuma ter mais noção do perigo do que o pai. Homer prefere passar o tempo livre no bar ou inerte diante da TV, disputa com os filhos o último bife e o controle remoto. E uma vez obrigou Bart a fazer uma transfusão de sangue para salvar a vida do chefe.
Em um episódio clássico, após mais um ataque de fúria e descaso com Bart, Homer é submetido pela mulher, Marge, a um teste para saber se é um bom pai:
- Diga o nome de um amigo de seu filho.
- Qual o herói favorito de seu filho?
- Diga o nome de outro pai com quem conversou sobre paternidade.
- Qual o hobby de seu filho?
Ele roda feio e é internado no Instituto da Paternidade. Após um curso intensivo, consegue, enfim, responder com sucesso o questionário.
O Homer versão ternura, claro, dura só até os créditos finais. Em Os Simpsons – O Filme, o patriarca aparece ainda mais relapso como pai e cidadão. Deixa Bart ser preso em seu lugar, dedica atenção integral a um porco de estimação e faz a família ser jurada de morte depois de provocar um acidente ecológico. Homer é o exemplo exagerado do pai que só pega no tranco. O conformado Bart assume que não pode viver sem o parceiro de sandices: “O cara me conhece!”. Eles se entendem. E se adoram.
Não tente fazer isso em casa
Quando a careca esquenta e a barriga ronca, Homer Simpson é o pai mais desnaturado do mundo. Veja alguns exemplos de paternidade sem noção que não devem ser repetidos na vida familiar:
- "Bart, vou lhe dizer três frases que você deve saber ao longo da vida: 'Segura essa pra mim'; 'Boa ideia, chefe'; 'Já estava assim quando eu cheguei'."
- "Bom, é uma da manhã. Melhor ir para casa e passar um tempo com as crianças."
- "Bart, com US$ 10 mil nós seríamos milionários! Nós poderíamos comprar todo tipo de coisas úteis como…amor!"
- "Filho, quando se quer algo na vida, você tem que trabalhar por isso. Agora, quieto! Vão anunciar os números da loteria."
- "Lisa, quando você não gosta do seu emprego não faz greve. Vá trabalhar e faça um trabalho malfeito. Esse é o jeito americano."
- "Quando vejo sorrisos nos rostos das crianças, sei que elas estão prontas para me bater com algo."
- "Lisa, vampiros não existem. São como elfos, gremlins e esquimós."
- "Não me comam! Eu tenho mulher e filhos. Comam eles (no episódio em que a família é abduzida por alienígenas)."
- "Por que precisamos de um psiquiatra? Sabemos que o nosso guri é louco."
- "Filhos, vocês deram o melhor e falharam miseravelmente. A lição é: nunca tentem."
- "Eu nunca peço desculpas, Lisa. Sinto muito, mas é assim que eu sou"
- "Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro. Por que eu não posso ter nenhum filho e três dinheiros?"
- "Bart, diferente do amor, o respeito não pode ser comprado"
- "Chorar não vai trazer de volta seu cão, a não ser que suas lágrimas tenham cheiro de ração"
- "Lisa, só porque eu não me importo não significa que eu não entenda"