O Fantástico estreia neste domingo o quadro Nelson: Por Ele Mesmo. O projeto nasceu da vivência da atriz Fernanda Montenegro que, por quatro anos, percorreu teatros de todo o país fazendo leituras de crônicas de Nelson Rodrigues (1912-1980). A adaptação do espetáculo para a TV será estrelada pelo ator Otávio Müller, que atuará sob a orientação de Fernanda. As gravações, no entanto, vão mostrar tanto Otávio fazendo as leituras quanto Fernanda o dirigindo já que uma câmera capturou as orientações e reações da atriz sem que ela percebesse.
A série terá seis episódios que vão falar de amor, adultério, futebol, juventude e outros assuntos baseados nas crônicas do livro Nelson Rodrigues _ Por Ele Mesmo, organizado por Sônia Rodrigues, filha do dramaturgo. A adaptação é de Geraldo Carneiro, com direção de João Jardim, direção de fotografia de Walter Carvalho e direção artística de Rafael Dragaud. As gravações foram feitas em estilo documental, com equipes trabalhando simultaneamente na filmagem de Otávio e Fernanda. Essas cenas são alternadas ainda com imagens reais de Nelson cedidas pela família, e às de Fernanda e Otávio fora do estúdio, durante ensaios e em discussões sobre o projeto.
Nas considerações de Fernanda, aparece tanto a experiência dela com a obra de Nelson Rodrigues quanto o fato de a atriz ter conhecido o dramaturgo. Os dois conviveram por anos durante a década de 1960.
– Nelson marcou a minha vida. Fizemos juntos duas novelas, o filme A Falecida, a peça O Beijo no Asfalto e fui a porta-voz para pedir a ele Toda Nudez será Castigada, do qual acabei não participando por causa da minha primeira gravidez – afirmou Fernanda.
– Os personagens de Nelson são arrebatadores e não vão nunca por uma lógica realistazinha. Ele é um condenado a escrever sobre o homem brasileiro.
Para Otávio Muller, a ideia principal é difundir os textos e pensamentos do dramaturgo:
– Para quem faz teatro, falar do Nelson é muito importante. Ter esse projeto no Fantástico é uma realização enorme.
NELSON - POR ELE MESMO
Estreia neste domingo (3/9), no Fantástico, Globo.