Com quase 600 mil seguidores no Instagram, o humorista alagoano Abner Dantas, que se classifica como "especialista em desacato", teve os dois shows que faria no Rio Grande do Sul, na próxima semana, cancelados. A decisão partiu dos contratantes, após o comediante fazer piada com a enchente de maio.
Em um vídeo publicado nessa quarta-feira (20), Dantas utiliza um filtro para simular que está debaixo d'água e começa, então, a interpretar uma pessoa se afogando, enquanto tira a cabeça para fora da inundação para convocar os gaúchos para os seus shows. As apresentações estavam marcadas para 27 e 28 de novembro, nas unidades de Canoas e de Novo Hamburgo do Buteco Comedy.
Em sua fala na publicação, Dantas chama o público da seguinte maneira:
— Vem assistir este espetáculo de desrespeito, fechou?
A postagem de Dantas gerou grande repercussão nas redes sociais, com boa parcela público condenando a piada com as vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul. Entre os comentários, internautas fizeram reclamações do tipo "quando não se tem talento usa a apelação" e "ridículo".
Horas depois, o humorista publicou um novo vídeo, que começa aparentando ser um pedido de perdão, mas, alguns segundos depois, mostra-se como uma nova piada sobre a tragédia. Ao dizer que gostaria de vir ao Estado presencialmente para se desculpar, Dantas se revela vestido como mergulhador e coloca acessórios como colete de salva-vidas e óculos.
O contratante
De acordo com o sócio proprietário do Buteco Comedy Felipe Vacilotto, ele tomou conhecimento do vídeo de Dantas logo que este foi publicado, uma vez que o estabelecimento foi marcado na publicação:
— Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Então, mandamos uma mensagem para a produção.
O texto enviado pelos responsáveis pelo estabelecimento gaúcho foi a seguinte:
O Buteco Comedy vem, através deste, expor a sua indignação pela forma como o comediante Abner usou as redes sociais para divulgar seu show na nossa casa.
Sabemos que a comédia pode usar a "tragédia" como ponto de partida para fazer os desfechos cômicos. Porém, a piada só é completa quando há tempo necessário para cicatrizar todas as feridas.
Tivemos mais de 90% do Rio Grande do Sul alagado e milhares de pessoas, incluindo funcionários do Buteco e proprietários, atingidos pela enchente. Foram diversas pessoas que, até hoje, ainda não se recuperaram 100% de tudo que perderam e, talvez, nem recuperem.
Cidades vizinhas, como São Leopoldo, por exemplo, tiveram 90% da cidade embaixo da água e foram, praticamente, todas as famílias afetadas de alguma forma. Canoas, foram mais de 350 mil pessoas que perderam tudo. O Buteco demorou mais de 45 dias para voltar a operar e realizar shows, também prejudicado pela enchente.
Tendo isso em vista e se solidarizando com todos que foram afetados e ainda são afetados por essa enchente, comunicamos que iremos cancelar os shows dos próximos dias 27 e 28 de novembro que se realizaria no Buteco
Muito obrigado
A reportagem tentou contato com Dantas, por meio da produtora que o representa, a GS Produções, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação do humorista.
Outra polêmica
No começo deste ano, Dantas e o seu colega Cássius Ogro, vestidos de super-heróis, interromperam uma apresentação de comediantes mulheres, organizada pelo humorista Tiago Santinelli, com o objetivo de atrapalhar o show.
Na ocasião, que ocorreu no Dia Internacional da Mulher, a dupla foi expulsa do teatro e, após, ficou chamando os presentes no espaço para briga. Ambos sofreram críticas por parte dos profissionais do humor do país.