Mais de meia tonelada de alimentos e produtos de higiene foram arrecadados neste sábado (25) na ação da campanha #AjudeAgraxaRS na esplanada da estátua do Laçador, promovida pela prefeitura e organizada pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC). A iniciativa solidária é realizada em parceria com profissionais técnicos do setor cultural e tem como objetivo apoiar freelancers da área artística e de entretenimento que estão sem renda em razão da pandemia de coronavírus.
No domingo, as doações podem ser feitas no mesmo local, das 8h às 18h, no sistema drive-thru — não é preciso descer do carro para fazer a entrega. A equipe da SMC que recebe os alimentos e produtos de higiene no local segue as orientações para evitar o contágio por covid-19, como o uso de máscaras.
— A campanha é fundamental para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus para a classe dos trabalhadores da área da cultura, dos eventos. Principalmente aos técnicos, carregadores, ao profissionais dos bastidores dos eventos, que ficam atrás das cortinas. Eles contribuem para que a magia aconteça e, agora, estão precisando muito de ajuda. Foram a primeira categoria a parar e, provavelmente, será a última a voltar ao trabalho — avalia o Henry Ventura, coordenador de Música da SMC.
O Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo 582) também está recebendo donativos para a classe artística nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. Devido às restrições de deslocamento, é indicado que os produtos sejam adquiridos através de empresas que realizam entregas. Se necessário, uma equipe da SMC pode ir retirar as doações no endereço indicado pelo doador. Mais informações e agendamentos no telefone (51) 3289-8064.