Atrações musicais, contagem regressiva e espetáculos de cores no céu devem marcar a chegada de 2020 no país. Para o momento da virada, as capitais brasileiras investiram em shows, pirotecnia e tecnologia para reduzir ruídos durante a queima de fogos – além de Porto Alegre, o espetáculo terá menos barulho em municípios como Florianópolis, São Paulo e Salvador. Veja como será a festa em cinco capitais:
Florianópolis
Na capital catarinense, o show de fogos será na Beira-mar Norte e contará com 16 minutos de espetáculo, além dos shows de Qback, Dj Matheus, Novos Bambas, Banda Fórum, Luana Berti, Rodrigo Barreto e Caio Figueiredo. Segundo a prefeitura do município, a queima de fogos terá menor impacto sonoro para pets e pessoas com extrema sensibilidade auditiva.
Os 12 primeiros minutos serão em quatro balsas, na Beira-mar Norte. Em seguida, têm início os fogos de uma quinta balsa, localizada próxima à Ponte Hercílio Luz, com três minutos de duração. Para finalizar a queima, show de fogos do tipo cascata na Ponte Hercílio Luz. A apresentação do evento na Beira-mar Norte será feita por Rodrigo Stüpp, de O Guia Manezinho, e começa às 19h45min.
São Paulo
O tradicional Réveillon na Paulista terá apresentações de artistas como Anavitória, Marcos & Belutti e Chiclete com Banana. O cantor Lulu Santos fará a contagem regressiva na passagem de ano. De acordo com a prefeitura da cidade, a queima de fogos de artifício terá duração de 10 minutos e será sem barulho.
Essa foi uma demanda de ativistas que defendem os animais, atendida pelo prefeito Bruno Covas ainda no fim de 2018, quando sancionou uma lei que proíbe os fogos de estampido, com ruídos que perturbam os bichos. Os fogos desse tipo, quando entram em contato com o calor, emitem chamas de diferentes cores na forma de luz, mas emitem ruídos reduzidos, sem o estampido.
O palco dos shows, com 20 metros de comprimento, estará localizado na Avenida Paulista, entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, próximo à Rua da Consolação. A festa, que começa às 18h, também terá apresentações do DJ Leandro Pardí nos intervalos das atrações principais e da escola de samba Rosas de Ouro, no encerramento do evento, que tem expectativa de receber 2 milhões de pessoas.
Rio de Janeiro
Na capital carioca, a tradicional queima de fogos terá 14 minutos de duração. O espetáculo pirotécnico contará com trilha sonora sincronizada e começará à meia-noite. Serão 10 balsas, com 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, médio e de baixo calibres e artefatos inéditos.
A estrutura da festa contará ainda com sete telões para o público acompanhar os shows, 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, quatro postos médicos e 30 torres da Polícia Militar. Conforme a prefeitura do município, a expectativa é de superar o recorde de 2,8 milhões de pessoas, obtido na chegada de 2019.
Uma das novidades é que haverá quatro palcos: o principal, em frente ao Hotel Belmond Copacabana Palace, e outros três em pontos estratégicos: na altura da Rua Anchieta, no Leme, na altura da Rua Hilário de Gouveia e entre as ruas Bolívar e Barão de Ipanema.
Salvador
Na capital da Bahia, a queima de fogos acontece durante o Festival Virada Salvador, na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio. De acordo com a prefeitura da cidade, serão mais de 28 toneladas de artefatos pirotécnicos capazes de produzir um show exclusivo, desenhado e criado especialmente para a cidade.
A exibição, além de ter uma beleza visual tridimensional, vai contar com uma tecnologia de redução de ruídos, trazendo mais conforto para o espectador. Ao todo, 1,6 mil cores poderão ser vistas durante a queima, que deve durar 15 minutos. No total, serão três pontos de disparo simultâneos no local, com efeitos de troca de cores a cada 14 segundos.
Natal
Dentro das comemorações do Réveillon na capital do Rio Grande do Norte, haverá queima de fogos com duração de 12 minutos em dois pontos: Via Costeira e Ponte Newton Navarro, além de shows de artistas potiguares na praia da Redinha a partir das 23h.
Neste ano, conforme a prefeitura do município, houve mudanças no formato de exibição dos fogos. A balsa em alto-mar sai de cena e o espetáculo acontece na Via Costeira, no terreno à beira-mar localizado entre os hotéis Imirá e Serhs. No alto da Ponte Newton Navarro, o show pirotécnico terá duração de 12 minutos.