Conhecida como a Rainha da Sofrência pelas suas letras, Marília Mendonça, 23 anos, estourou há pouco mais de três anos no país – antes, era mais conhecida como compositora de hits sertanejos. Mesmo com a pouca idade, os números mostram que a cantora é diferenciada: além do destaque, encarou de frente o clube do ódio e suas críticas nas redes sociais diante da sua decisão de emagrecer cerca de 15 quilos em alguns meses, por motivos de saúde. Um tapa de luva que só reforça o título de rainha. Ao Diário Gaúcho, Marília não usa meias-palavras.
Nome mais forte entre as mulheres da música sertaneja nacional, Marília Mendonça, 23 anos, já ocupava boa parte dos holofotes por conta do seu sucesso nos palcos. Afinal, alguns de seus números são astronômicos: mais de 4,7 bilhões de visualizações no seu canal, no YouTube, e marcas impressionantes: somente os clipes de quatro de suas músicas (Infiel, Eu Sei de Cor, Amante Não Tem Lar e De Quem É a Culpa?) somam incríveis 1,5 bilhão de visualizações.
Porém, de personalidade forte, dona de seu destino, começou a demonstrar preocupação com a sua saúde. E, em nome dela, decidiu enfrentar o chamado clube do ódio que fica à espreita, nas redes sociais.
Antes e depois
Desde o início de maio, Marília começou a postar fotos que evidenciavam mudanças em seu estilo de vida e na sua silhueta, após emagrecer cerca de 15 quilos.
No seu Instagram, anunciou a mudança em um post que teve mais de... 800 mil curtidas!
Sem papas na língua e parece que antevendo que seria criticada pelo emagrecimento, ela largou na frente a já respondeu aos críticos.
"Pra quem é seguidor fiel, já está por dentro do novo estilo de vida que venho tentando seguir. 'Blá-blá-blá, cadê o empoderamento, você não era feliz do jeito que era, com seu corpo (fala sobre cobranças que sofre nas redes sociais)?'. Eu sempre fui a mulher mais feliz do mundo, mas deixaria de ser, se tivesse que começar a cancelar shows por qualquer tipo de doença. E, olha, o bicho tava começando a pegar. Na verdade, já tinha começado faz tempo. A gordura estava compondo mais de 51% do meu corpo, triglicerídeos altos, gripes frequentes que me atrapalhavam", explicou a cantora, que disse que a sua intenção era "ressignificar sua vida".
Ao Diário Gaúcho, Marília falou sobre o seu emagrecimento.
— Como eu sempre disse que me sentia muito bem com o meu corpo, em um primeiro momento, as pessoas pensaram que a mudança era por uma questão estética. E não foi — deixa claro a Rainha da Sofrência.
No começo, dupla sertaneja
Natural de Cristianópolis, distante 90 quilômetros de Goiânia, ela deu início à sua carreira cantando em coral de igreja, onde começou a ganhar destaque pelo vozeirão afinado. Quem a colocou no caminho da sofrência foi o cantor, compositor e amigo Eduardo Marques, com quem formou a dupla Marília & Eduardo, entre 2009 e 2010.
Naquela época, Marília demonstrava talento para compor, o que não demorou a ser percebido por empresários do mercado sertanejo, chamando a atenção dos empresários da dupla João Neto & Frederico, no escritório de Wander Oliveira, da WorkShow. Na época, o escritório, hoje um dos principais do ramo no país, agenciando nomes como Naiara Azevedo e Maiara & Maraisa, ainda procurava artistas de sucesso e buscava compositores no Brasil.
Boom incontrolável
Foi aí que apareceu uma das primeiras faixas de Marília, Crime Perfeito, que virou hit na voz de João Neto & Frederico.
Logo, ela passou a emplacar sucessos nas vozes de outros artistas, como Cuida Bem Dela, com Henrique & Juliano. Mas nada que se compare ao estouro da sua trajetória como cantora, em 2015, com o lançamento do DVD que leva o seu nome e traz como grande hit a música Infiel, composição de Marília, é claro.
A letra, que desafia o sujeito que trai a mulher a morar no motel, refrão que pegou no país inteiro, teve como inspiração uma tia da sertaneja que viveu situação semelhante em Goiás. Porém, ao contrário da história da música, a tia não chegou a terminar o casamento após as traições.
Até as madeixas mudaram
A mudança no estilo de vida, nos hábitos de alimentação e na silhueta chegaram junto com um novo visual nas madeixas. Também em maio, ela postou outra foto que bombou junto aos seguidores, com os cabelos mais curtos.
"Já tinha estipulado uma meta comigo mesma, de que, quando chegasse num ponto da reeducação alimentar, ia realizar meu sonho de ter cabelo curto", contou, na época, no Instagram.
Sem cirurgia, segundo ela
O emagrecimento de Marília gerou especulações nas redes sociais. Alguns internautas alegaram que a cantora passou por uma cirurgia bariátrica. Em seu Stories, no Instagram, ela garantiu que a perda de peso foi motivada pela reeducação alimenta. Entre outros motivos, ela disse que não havia feito a intervenção porque ficou traumatizada por outro episódio, de 2017, quando colocou um balão gástrico para perder peso, e acabou enfrentando problemas por conta do procedimento. Além da reeducação alimentar, ela estaria fazendo massagens detox, que aceleram o seu metabolismo.
Ao Diário Gaúcho, ela afirma que emagreceu, exclusivamente, por medida de saúde.
— Todo esse processo que eu passei foi única e exclusivamente para melhorar a minha saúde. Hoje, eu me sinto muito mais disposta, inclusive para fazer meus shows.
Novos tempos
Atualmente, de acordo com fontes do meio musical, Marília Mendonça cobra em torno de R$ 350 mil de cachê para um show. Em julho, sua agenda marca 17 shows, número que ela tenta manter, pois já fez 25 por mês, um dos motivos que a fez mudar seus hábitos - em 2016 ela teve que cancelar alguns espetáculos, após suspeita de pneumonia.
Atualmente, Marília mora em em Goiânia e, a exemplo de outros colegas famosos de profissão que residem na capital de Goiás, como Leonardo, Eduardo Costa e Simone & Simaria, mora em uma casa em um condomínio de luxo.
De acordo com reportagem da revista Época, a produção do show de Marília envolve um jatinho particular, uma equipe com 37 pessoas - todos homens, incluindo dois pilotos e três motoristas -, um ônibus e uma carreta.
Sobre a vida pessoal, desde que terminou o noivado com o produtor de eventos paraibano Yugnir Ângelo, ela segue solteira, mas não fala sobre o assunto.
"A GENTE VAI APRENDENDO A LIDAR COM O QUE FALAM"
Em entrevista por e-mail a Retratos da Fama, Marília exalta a força da mulher na música sertaneja do país. E fala sobre a enorme repercussão que o seu emagrecimento teve nas redes sociais, entre seus fãs e quem a segue.
Como tu enxergas o atual momento da música sertaneja no Brasil?
Sem dúvida, a música sertaneja vive, hoje, um grande momento. Se você olhar os principais rankings de rádio e (dos ambientes) digitais, a grande maioria das músicas (que estão no topo) é sertaneja. E é muito legal ver que todos têm espaço, desde os mais jovens até os cantores que são referências para artistas da minha geração.
E o momento da mulher na música sertaneja: como tu avalias?
A nossa participação na música sertaneja é mais efetiva, mas não é algo novo. Nós estamos seguindo um caminho que foi aberto por outras grandes mulheres, compositoras e cantoras. Todas elas são, de alguma forma, referência e inspiração para que, hoje, a gente tenha este espaço.
Até 2010 e 2011, tu já eras conhecidas no meio musical por ser compositora de vários sucessos que estouraram com outros nomes da música. Como foi esta mudança? Tiveste alguém que te incentivou a deixar os bastidores, como compositora, para ir para o palco?
Na verdade, eu sempre quis estar no palco. Sempre compus e tive vontade de me apresentar também. Esta transição aconteceu no momento certo. Foi preciso passar por um período apenas nos bastidores para que eu pegasse a estrada.
O fato de tu teres emagrecido bastante foi assunto nas últimas semanas, no país. Como tu viste toda essa repercussão deste processo?
Realmente, foi uma mudança significativa. Como eu sempre disse que me sentia muito bem com o meu corpo, em um primeiro momento, as pessoas pensaram que a mudança era por uma questão estética. E não foi.
Ainda com relação ao emagrecimento, recebeste mais comentários positivos ou negativos? E como tu filtras o que vem de bom e de ruim das redes sociais?
Recebi muitos comentários positivos, mas sempre tem alguém que fala alguma coisa que não é legal. Com o tempo, a gente vai aprendendo a lidar com o que falam e vai dando menos importância aos comentários do mal.
Qual é a importância que enxergas em uma situação como esta, de emagrecimento saudável? Acreditas que tu, que influencias milhares de fãs, podes ajudar pessoas na mesma situação?
O meu objetivo era melhorar a minha saúde, buscar mais qualidade de vida. Se, com esta minha decisão, eu conseguir influenciar alguém positivamente, melhor ainda! Grande parte do meu público é adolescente. Então, eu uso muito as redes sociais para conversar com eles e cheguei a falar, algumas vezes, sobre este processo. A saúde deve vir em primeiro lugar, sempre!
Um fenômeno
— Na mais recente lista da Crowley, que monitora a execução das canções nas rádios do país, de oito a 14 de julho, Marília, como tem sido regra nos últimos dois anos, aparece entre os 10 mais tocados, entre todos os gêneros. Nesta lista, aparecia na quarta colocação, com a faixa Ausência.
— De 2 de janeiro a 17 de dezembro de 2017, ela foi a artista mais ouvida no YouTube, de acordo com levantamento da plataforma, com mais de 2,8 bilhões de audições. Para efeitos de comparação, quem chega mais perto da sertaneja é MC Kevinho (foto) (os rankings são divididos por gênero), com pouco mais de 2,7 bilhões. Outros fenômeno de mídia, como Anitta, não chegam nem perto: teve pouco mais de 1,2 bilhões de audições.