Foi como se os universos de J.R.R. Tolkien, de George R. R. Martin ou de um jogo de RPG tomassem forma na Vila Flores, neste sábado (12): guerreiros vikings ou celtas, magos, princesas e camponeses marcaram presença na 2ª Feira Medieval de Porto Alegre. Boa parte do público entrou no espírito da proposta do evento e foi fantasiado à feira que promove música, dança, arte e culinária da Idade Média.
Logo ao entrar na Vila Flores, era possível sentir o aroma de incenso. Na feira, havia cerca de 30 estandes que vendiam desde cantis em forma de chifres a ocarinas da barro (instrumento de sopro). Lá estavam centenas de aficionados por jogos, filmes e livros de ficção baseados no passado medieval, mas também famílias e curiosos em geral.
Leia mais
Peça "Viajantes das Galáxias" e outras atrações as crianças no fíndi
Brincadeiras, shows de rock e outras atrações para a família curtir em comemoração ao Dia dos Pais
Entre os visitantes "a caráter" da feira estava Rodrigo de Menezes, 33 anos. Vestido com uma capa preta e portando um cajado, ele era o oráculo Menezes. Segundo o analista de sistemas, o personagem é um aconselhador, que dá indicações a um líder.
Muitas crianças estavam presentes no evento devidamente trajadas, como era o caso dos irmãos Helena e João Pedro Hartmann – dois guerreiros celtas de 7 e 9 anos, respectivamente. A dupla foi motivada a ir à feira pela tia Cristina Hartmann, também com vestes celtas.
– Ela (Helena) viria de princesa medieval, mas mudou de ideia porque achou a fantasia de guerreira mais legal – destacou a tia.
De óculos, com espada de brinquedo e escudo de latão, João Pedro sabia como poderia saciar sua sede:
– Tenho uma guampa para beber água!
Observado de longe, Dario Rosa, 26 anos, lembrava algum personagem da série Vikings – com barba, machado e vestindo pele. Mas o personagem de sua fantasia tinha sua concepção própria.
– Eu sou um bárbaro em geral, misturando nórdico, celta e índio brasileiro. Meu machado, com cipós e cabeça de demônio, não existe – explicou.
Luciano Fetzner era constantemente requisitado para atender aos pedidos de fotos dos outros visitantes. Por conta de seu bem elaborado traje verde, o bancário de 31 anos teve um dia de celebridade. Acompanhado da bruxa Roberta Oliveira, 27 anos – também com capa verde, combinando –, ele era um druida:
– É um personagem com o qual sempre me identifiquei nos RPGs – sublinhou.
A Feira Medieval de Porto Alegre volta a ser realizada neste domingo (12), das 11h às 20h, no Vila Flores (Rua Hoffmann, 447), em Porto Alegre. Os ingressos, na bilheteria do evento, custam R$ 40 – meia-entrada de R$ 20 para estudantes, idosos e crianças de até 12 anos. Crianças até 7 anos têm entrada gratuita, acompanhadas dos responsáveis. Cada ingresso é válido para o dia selecionado.
Veja mais fotos do evento: