Melindrosas, saias à altura do joelho, jaquetas de couro, vestidos de bolinhas, carros antigos, música e, principalmente, muita animação vão invadir o centro histórico de Garibaldi, na Serra gaúcha, na noite desta sexta-feira. É o 7º Garibaldi Vintage, programação que busca reviver o charme dos anos 1920 a 1960. A ideia é que o público participe caracterizado com trajes da época, e, a julgar pelas edições anteriores, o pedido da organização será atendido, aumentando ainda mais a aura de volta no tempo.
– Na edição passada, em outubro, recebemos 15 mil pessoas, e acreditamos que esse número será superado agora, pois os hotéis da cidade estão praticamente lotados e recebemos diversas ligações diárias pedindo informações sobre a programação – conta a assessora de Turismo e Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, Patrícia Meneguzzi.
Leia também:
Festival Brasileiro de Música de Rua movimenta Caxias neste fim de semana
Porto-alegrenses da Companhia H apresentam "Sopros", em Caxias
3por4: Músicos Joel e Patrícia Vianna abraçam a causa animal
3por4: Confira a próxima mostra do MusCap, que abre no dia 22
Das 19h à meia-noite, a Rua Buarque de Macedo, que abriga os principais prédios históricos da cidade, concentrará 24 atrações gastronômicas, entre restaurantes, vinícolas e cervejarias artesanais. Os espumantes, marca da cidade, também não vão faltar. O cardápio varia dependendo do estabelecimento, com pratos que vão do choripan ao risoto de cordeiro, das tradicionais massas ao hambúrguer – tudo adaptado para ser comido ali mesmo, na rua.
– A ideia é que as pessoas possam circular e experimentar mais de um prato – diz Patrícia.
A música, fator importante no período retratado, poderá ser ouvida até mesmo saindo dos postes do centro histórico. Além disso, o Quarteto de Jazz da Orquestra Municipal de Garibaldi e o Coro Canarinhos circularão entre o público, apresentando canções que remetem àqueles tempos áureos – no repertório do quarteto, desde clássicos do jazz como In The Mood e When The Saint's Go Marching In até temas de filmes, como Pink Panther, de Henry Mancini; no da orquestra, uma seleção musical de seu último espetáculo, Nos Tempos da Brilhantina. Tudo para animar o público e colocá-lo para dançar.
A diversão não se concentra apenas na Buarque de Macedo. Ali ao lado, na Avenida Rio Branco, poderá ser conferida uma exposição de carros antigos, numa parceria com a Antigar e a Veteran Car dos Vinhedos. Serão pelo menos cinco dezenas de automóveis a partir dos anos 1920.
– É uma festa para todos, de famílias com crianças pequenas ao pessoal de mais idade – garante a assessora.
O Garibaldi Vintage é uma realização da prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
Moda
Como a moda sofreu grandes mudanças de 1920 a 1960, acompanhando as transformações sociais, políticas e econômicas pelas quais o mundo passou, as opções de trajes da época também é variada. Por isso, a dica é pesquisar e participar a caráter. A organização também sugere que o público utilize a hashtag #garibaldivintage no Instagram.
Agende-se
O que: Garibaldi Vintage
Quando: nesta sexta-feira, das 19h à meia-noite
Onde: Rua Buarque de Macedo, no centro histórico de Garibaldi
Quanto: a participação é gratuita; os pratos variam de R$ 15 a R$ 25, e os valores das bebidas dependem de cada estabelecimento
Trânsito: a Rua Buarque de Macedo ficará fechada no trecho entre o Banco Bradesco e a loja Bellini (Av. Independência e Júlio de Castilhos) em todos os seus acessos