A impressão é de que os nerds dominaram o mundo. Filmes de super-heróis estão entre as maiores bilheterias, videogames se tornaram uma indústria bilionária e histórias em quadrinhos estampam coleções de grifes populares. Não é surpresa, portanto, que este universo ganhe espaço na grade da maior emissora de TV aberta do Brasil.
Voltado para entusiastas da cultura pop, Zero1 estreia na madrugada deste sábado, na Rede Globo, logo após o Altas Horas. A atração ficará a cargo do apresentador Tiago Leifert, que no primeiro programa, fala sobre os 20 anos da heroína Lara Croft e bate um papo com Wendell Lira, ex-jogador profissional de futebol que virou jogador profissional de videogame.
Leia mais
Nintendo apresenta o videogame Switch
"Gears of War 4" consegue a transição perfeita entre gerações
"Candy Crush" vira programa de televisão nos Estados Unidos
Mas, segundo Leifert, o Zero1 não deverá se restringir aos games, abrangendo também filmes, animações, quadrinhos e gadgets. Leia a seguir a entrevista que o apresentador concedeu ao Segundo Caderno:
Você se diz um nerd. Por que se considera um integrante dessa tribo?
Nem sei por onde eu começo. Eu construí um mezanino no meu apartamento só para abrigar meus gadgets e games. Eu tive tudo: atari, MSX, NES, Gameboy, Mega Drive, GameGear, SNES, N64, vários PCs, PS2, PS3, Xbox360. Hoje tenho Xbox One, Nintendo 3DS, PS4 e acabei de comprar um PC novo (antes até de saber do programa). Tá sendo montado nos EUA. Tenho MUITAS action figures, uma coleção pequena, mas cheia de significado. Tenho um quadro em casa feito com todas as caixas de jogos que marcaram minha vida, principalmente nos anos 90. Vou parar antes que acabe o jornal.
Além de jogos, o programa vai abordar também outros aspectos da cultura pop?
Sim, queremos muito. O mais importante é entender que estamos apenas no começo. O mais bacana, é que agora ganhamos um espaço só nosso na Globo. Mal anunciamos e já tem muita gente empolgada, dando dicas e sugestões, querendo participar. É um espaço que vai amadurecer junto com nosso público. Ele pode ir no caminho que nós acharmos melhor. Assim como um game, nosso programa vai precisar de muitos updates e patches até ficar perfeito. A gente gostaria de contar com a ajuda da comunidade para deixar o programa cada vez melhor. É um espaço que nós nerds sempre quisemos, eu mesmo luto por isso há 10 anos aqui na Globo. Precisamos, juntos, dominar esse espaço.
E como você acompanha o cenário de games?
Leio muitas notícias, como hobby mesmo. Sempre gostei. E sempre que posso estou jogando alguma coisa. Por outro lado, também estou envolvido nesse mundo por causa do FIFA, que praticamente tem demanda de trabalho o ano todo.
O que você tem jogado atualmente? Tem alguma plataforma preferida?
Para ser bem honesto, que me perdoem os consoles, mas se você for analisar a quantidade/variedade de jogos e preço, o PC ainda é a melhor plataforma para se jogar. Não estou nem citando qualidade gráfica. Além do FIFA17 que está fantástico, The Witcher 3 toma muito meu tempo. Talvez seja o melhor RPG mundo aberto de todos os tempos.
TV
Nerd, Tiago Leifert estreia programa sobre games e cultura pop na Globo: "Precisamos dominar esse espaço"
Zero1 irá abranger games, quadrinhos, cinema e assuntos relacionados ao universo nerd
Gustavo Brigatti
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: