ARGO
De e com Ben Affleck. Em um ano fraco, o Oscar de melhor filme sobrou para este bom thriller, que recupera a improvável porém verídica história do resgate de seis norte-americanos presos na embaixada canadense de Terrã durante a crise do Irã em 1980. Para os cinéfilos, a metáfora do cinema como salvação (um agente da CIA decide fazer um filme fictício como estratégia para resgatá-los) até que é interessante, né? Drama, EUA, 2012, 120min. TNT, sábado, 17h35min
EU E VOCÊ
(Io e te) – De Bernardo Betolucci. Com Jacopo Olmo Antinori e Tea Falco. Este drama pouco badalado de Bertolucci praticamente passou batido – por festivais e também pelo circuito comercial. Trata-se de uma oportunidade para descobri-lo. Por mais irregular que seja, tem seus bons momentos, que fazem lembrar o Bertolucci que sabe filmar o processo de amadurecimento (foi assim em La luna, Beleza roubada e Os sonhadores). Aqui a trama gira em torno de um adolescente que engana os pais dizendo estar em uma viagem do colégio, mas que só quer passar as férias isolado no porão. O plano não dá certo porque a irmã o descobre – e o chantageia para ficar escondida junto a ele. Drama, Itália, 2012, 103min. Telecine Cult, sábado, 20h05min
PHOENIX
De Christian Petzold. Com Nina Hoss. Filmaço do mesmo diretor e da mesma atriz de Bárbara (2012) e Yella (2007), aqui juntos para contar a triste – porém bela e sensível – história de uma mulher que teve o rosto desfigurado nos campos de concentração durante a II Guerra Mundial. E, depois de uma cirurgia plástica de reconstrução da face, vaga por uma Berlim bombardeada à procura de seu marido. Imperdível! Drama, Alemanha/Polônia, 2014, 108min. Telecine Cult, sábado, 22h
ASSÉDIO SEXUAL
(Disclosure) – De Barry Levinson. Com Michael Douglas e Demi Moore. É um tanto inocente este filme do diretor do oscarizado Rain man (1988) sobre um executivo que é assediado pela chefe, se nega a transar com ela e acaba processado por... assédio sexual. O filme tem mais de 20 anos. Fosse lançado hoje, certamente provocaria barulho. Mas tem o que dizer? Apesar da ousadia na inversão dos papéis (mulher processando homem não deixa de ser inusitado), mocinhos e vilões são rasos demais para provocar maiores reflexões. Drama, EUA, 1994, 128min. TCM, madrugada de sábado para domingo, 0h10min
O SAMBA
De Georges Gachot. Francês apaixonado pela música e a cultura brasileiras (também é dele o documentário Maria Bethânia: Música É Perfume, que passa às 22h de sábado no Canal Brasil em meio a uma série de filmes sobre a cantora), Gachot dirige em O samba uma visita à escola de samba Vila Isabel a partir da qual tenta desvendar as origens e as características do gênero musical brasileiro. Quem o conduz nessa viagem é Martinho da Vila – personagem rico porém não muito bem explorado neste filme simples, mas não simplório, que ficou inédito nos cinemas do Rio Grande do Sul. Documentário, Brasil, 2014, 82min. Canal Brasil, domingo, 18h
FESTIM DIABÓLICO
(Rope) – De Alfred Hitchcock. Com James Stewart, John Dall e Farley Granger. Acreditando serem superiores a um colega de faculdade, dois adolescentes matam-no por puro prazer, escondem o corpo em um baú e promovem uma pequena festa, para a qual convidam pessoas próximas do morto. Um dos mais prestigiados (e imperdíveis) suspenses de Hitchcock, adaptado da peça de Patrick Hamilton. Suspense, EUA, 1948, 80min. Telecine Cult, domingo, 22h
PULP FICTION – TEMPOS DE VIOLÊNCIA
(Pulp fiction) – De Quentin Tarantino. Com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Harvey Keitel. Os diálogos divertidos, que geralmente precedem os atos de violência – o que é uma marca do festejado diretor –, alcançam nesta coletânea de episódios que lembram a chamada ficção de polpa o seu ápice. O Oscar de roteiro ganho por Tarantino, único deste filme, também era o Oscar solitário de sua carreira até aquele que ele conquistou em 2013, na mesma categoria, por Django Livre. Merecia mais (é um diretor de cena dos mais competentes), mas, de fato, a forma como estrutura a trama, interligando os episódios que apresenta, é um dos pontos mais destacados do filme. Drama, EUA, 1994, 154min. Telecine Cult, domingo, 23h40min
TV aberta:
VICKY CRISTINA BARCELONA – De Woody Allen. Com Scarlett Johansson, Rebecca Hall e Javier Bardem. O mais provocante dos filmes da maturidade de Allen, engraçado como sempre e lúbrico como nunca em suas viagens pela Europa. Penélope Cruz brilha como uma espanhola tarja-preta, mulher de um artista sedutor que se engraça por duas turistas norte-americanas na Espanha. Sua personagem (de Penélope) é capaz de tudo com Scarlett, de beijar (na boca) a atirar (com arma de fogo). Bem divertido. Comédia, Espanha/EUA, 2008, 96min. RBS TV, madrugada de sábado para domingo, 2h35min
POESIA (Shi) – De Lee Chang-dong. Com Kim Hara e Yun Junghee. Uma senhora humilde de 60 e poucos anos começa a frequentar aulas de poesia. Novos horizontes se descortinam para ela, mas a mulher não consegue escrever. Demonstra dificuldade em lidar com a frustração. Ao mesmo tempo, tem diagnosticado Mal de Alzheimer, o que a obriga a viver com novas limitações. E descobre que o neto com quem vive está envolvido com a morte de uma colega. Ainda há mais, muito mais, num turbilhão que envolve a posição da mulher na sociedade, a materialização das relações e a maleabilidade do conceito de Justiça diante das possibilidades econômicas dos envolvidos. Chang-dong transforma tudo isso em grande dramaturgia mergulhando na alma atormentada dessa avó até revelar cada nuança de sua dor. Drama, Coreia do Sul, 2010, 140min. TV Brasil, meia-noite de domingo para segunda