Confira lançamentos recentes do mercado editorial:
Guerra Sensorial
De Fabrício Silveira
Resultado de seis meses vividos pelo jornalista e professor Fabrício Silveira em Manchester, no Reino Unido, o livro trata da cena contemporânea e do passado underground da cidade, que gerou bandas como Joy Division, The Smiths, Stone Roses e Oasis. Além disso, traça paralelos entre o local estudado e Porto Alegre. Ensaio, Modelo de Nuvem, 206 páginas, R$ 29,90
Grito
De Godofredo de Oliveira Neto
O novo romance do premiado escritor catarinense acompanha a relação entre Eugênia, uma atriz octogenária, e Fausto, jovem iniciante nas artes dramáticas. Ela transmite ao ator sua experiência enquanto assiste às histórias encenadas por ele, nas quais o grito de sua irmã gêmea, morta no parto, está sempre presente. Romance, Record, 160 páginas, R$ 32,90
Leia mais:
Coletânea de contos "Treze" faz diálogo com horror clássico
João Gilberto Noll reflete sobre sua carreira em entrevista
Novidades do mundo literário:
Fernando Eichenberg, colunista do caderno DOC de ZH em Paris, já tem data para lançar uma nova compilação de entrevistas. No dia 3 de maio, o jornalista estará na Saraiva do Moinhos Shopping para autografar Entre Aspas 2, livro que reúne conversas com os atores Charlotte Gainsbourg e John Malkovich, o quadrinista Robert Crumb, os cantores Charles Aznavour e Michael Stipe, o pensador Luc Ferry e o escritor Michel Houellebecq, entre outros. O lançamento é da L&PM.
A L&PM também é a responsável pela edição nacional de O Caçador de Histórias, livro póstumo de Eduardo Galeano. O volume chega ainda neste mês às livrarias dos países de língua espanhola e trata de diferentes temas, desde tradições indígenas da América até a paixão pela escrita. A versão em português deve sair no próximo semestre.
Um dos mais respeitados escritores brasileiros em atividade, João Gilberto Noll completa hoje 70 anos. Para celebrar o aniversário do autor de Lorde (2004) e Solidão Continental (2012), o espaço cultural Aldeia (Santana, 252) promove uma festa às 19h, com direito a um pequeno sarau com leituras, música e bebidas. A entrada é franca, mas é preciso confirmar presença clicando aqui.
No dia em que a catástrofe nuclear da usina de Chernobyl, na Ucrânia, completa 30 anos, o mais conhecido livro sobre o episódio chega ao Brasil. Vozes de Tchernóbil, publicado originalmente em 1997, terá sua versão nacional nas livrarias a partir de 26 de abril, pela Companhia das Letras. Este é o mais elogiado livro da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexiévich, ganhadora do Nobel de Literatura de 2015. A autora é o principal destaque da 14ª Flip, de 29 de junho a 3 de julho.