O diretor de cinema Tim Burton foi uma das estrelas do Carnaval do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. O esquisitão, que chegou ao Sambódromo vestindo máscara de lucha libre mexicana, era um dos convidados do camarote de uma cervejaria. Burton, que dirigiu filmes como Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990) e Alice no País das Maravilhas (2010), está no Brasil para a exposição "O mundo de Tim Burton", do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo – na próxima quinta, ele deve participar de um bate-papo com fãs.
O sol forte por volta das 19h não impediu que o público começasse a ocupar as arquibancadas do Sambódromo para ver o espetáculo de escolas de grandes torcidas e ainda as duas com o maior número de campeonatos, como a Portela (21) e a Mangueira (17).
Leia mais
Com Sabrina Sato, Unidos de Vila Isabel abre segundo dia de Carnaval no Rio
Imperatriz Dona Leopoldina é a campeã do Carnaval 2016 de Porto Alegre
Famosos curtem o carnaval de Salvador
A primeira agremiação a entrar na Avenida Marquês de Sapucaí nesta segunda-feira foi a Vila Isabel, escola da zona norte do Rio de Janeiro, que exaltou o centenário de Miguel Arraes. Com Sabrina Sato como rainha de bateria, a escola mostrará a história do cearense, que fez sua vida política em Pernambuco. O enredo Memórias de Pai Arraia. Um sonho Pernambucano, um Legado Brasileiro.
Seis escolas de samba completam nesta segunda os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Elas vão disputar os pontos dos nove quesitos que terão as notas conhecidas na quarta, durante a apuração na Praça da Apoteose.
A segunda escola a se apresentar será o Salgueiro, com o enredo A Ópera dos Malandros, desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage. A São Clemente, com o enredo Mais de mil palhaços no salão, será a terceira escola a entrar na Passarela do Samba nesta segunda-feira. Já na madrugada de terça-feira, a Portela será a quarta escola na Marquês de Sapucaí. O enredo No voo da Águia, uma viagem sem fim mostrará a viagem do símbolo da azul e branco, a águia, em uma grande viagem pela história da humanidade e pela imaginação dos viajantes no deserto, em florestas sombrias e geleiras, além da procura por mundos perdidos e a busca por tesouros. As duas últimas a desfilar na Sapucaí devem empolgar com enredos que trarão astros da música brasileira para a avenida. Na Imperatriz, a homenagem à dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano no enredo É o Amor... Que mexe com minha cabeça e me deixa assim... – Do sonho de um caipira nascem os Filhos do Brasil destacará diversos aspectos da história dos músicos e vai misturar samba com sertanejo. A outra escola é a Mangueira. Com o enredo Maria Bethânia, a Menina dos Olhos de Oyá, a escola homenageará a cantora, que completou 50 anos de carreira.