Para ir na Bienal e dizer que..
Deu uma passadinha
Você não tem muito tempo disponível para visitar a Bienal ao longo do fim de semana? A pedida então é ir ao Instituto Ling, na Zona Norte, para ver a chamada Plataforma Síntese, exposição que busca apresentar obras que ofereçam uma espécie de resumo de todas as outras mostras em cartaz nos espaços do Centro Histórico. Há trabalhos de artistas como Alberto Baraya, Flávio Cerqueira, Lygia Clark, Paulo Bruscky e Waldemar Cordeiro, entre outros.
Crítica: Bienal do Mercosul precisa enfrentar crise de identidade e vocação a assumir
Horizonte Infinito, de Flávio Cerqueira
FOTO: Tárlis Schneider, divulgação
INSTITUTO LING
João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras. Sábado, das 10h30min às 21h, e domingo, das 10h30min às 20h.
10ª Bienal do Mercosul abre com mais de 600 obras de artistas de 20 países
Guia: veja onde são os locais de exposições e o que você não pode perder
Visitou quatro exposições
Se há um coração na 10º Bienal, ele bate na Usina do Gasômetro. Lá, são apresentadas quatro exposições. Uma delas, Marginália da Forma, tem como destaque a remontagem de Tropicália, obra histórica da arte brasileira realizada por Hélio Oiticica em 1967. Nos últimos dias, após uma polêmica sobre a presença de dois papagaios na instalação, os animais foram retirados por determinação da Justiça. Nos outros andares, são apresentadas mais três exposições que reúnem obras de nomes como Adriana Varejão, Antonio Manuel, Arthur Bispo do Rosário, Ernesto Neto, Lygia Pape, Nuno Ramos, Rubens Gerchman, Sandra Cinto e Waltercio Caldas.
Montagem da obra Tropicália, de Hélio Oiticica
FOTO: Guilherme Dias, divulgação
USINA DO GASÔMETRO
Av. João Goulart, 551. Sábado e domingo, das 9h às 21h.
Crítica: exposição da 10ª Bienal do Mercosul no Santander Cultural trata dos barrocos na América Latina
Crítica: exposição no Memorial do RS destaca relações entre arte e política
Viu boa parte
Na Praça da Alfândega, a Bienal ocupa três prédios históricos. No Margs, a mostra Modernismo em Paralaxe reúne artistas como Amilcar de Castro, Antonio Dias, Augusto de Campos, Ferreira Gullar, Sérgio Camargo, Willys de Castro, Carlos Cruz-Diez, Jesús Rafael Soto, Lucio Fontana e Diego Rivera. Já o Memorial do RS, apresenta, em Biografia da Vida Urbana, obras de teor político de nomes como Allora & Calzadilla, Antonio Caro, Cicero Dias, Cildo Meireles, Claudio Tozzi, Julio Plaza e Miguel Rio Branco. Por fim, no Santander Cultural , a exposição Antropofagia Neobarroca destaca nomes como Aleijadinho, Beatriz Milhazes, Daniel Lezama, José Clemente Orozco, Pedro Américo, Thiago Martins de Melo e Tunga.
Santander Cultural
FOTO: Omar Freitas, Agência RBS
MARGS
Praça da Alfândega, s/nº. Sábado e domingo, das 9h às 19h.
MEMORIAL DO RS
Praça da Alfândega, s/nº. Sábado e domingo, das 9h às 19h.
SANTANDER CULTURAL
Praça da Alfândega, s/nº.
Sábado, das 9h às 19h, e domingo, das 13h às 19h.
Sabe tudo de Bienal
Mesmo depois de percorrer as exposições seguindo os outros três roteiros sugeridos nesta página, você só poderá dizer que viu tudo nesta Bienal se encerrar a maratona no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Na grande janela do prédio situado à Rua dos Andradas, é exibida em um painel a obra A Logo for América, do chileno Alfredo Jaar. No interior do prédio, o público pode conferir o espaço do Programa Educativo. Depois dessa visita, você estará credenciado para dizer que sabe tudo sobre esta 10ª Bienal do Mercosul.
CENTRO CULTURAL CEEE ERICO VERISSIMO
Rua dos Andradas, 1.223. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Crítica: exposição no Margs destaca os modernismos na América Latina
Crítica: 10ª Bienal do Mercosul enfoca América Latina, mas o que mais se vê é arte brasileira
Programação de encerramento
PALESTRA
Nydia Gutierrez, curadora-chefe do Museu de Antioquia, na Colômbia, comanda a fala intitulada Instigar o pensamento crítico e redefinir o museu: premissas curatoriais no Museu de Antioquia. Sábado, 18h30min, no Memorial do RS.
AULAS PÚBLICAS
O curador do Programa Educativo, Cristián G. Gallegos, recebe o público no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, sábado, às 11h30min. Às 16h, a aula será no Margs, com o artista gaúcho Eduardo Haesbaert. E, às 17h, no Memorial do RS, com a artista gaúcha Romanita Disconzi.
CONVERSA COM ARTISTAS
Estarão no encontro com o público gaúchos participantes da 10ª Bienal do Mercosul: Ana Flores, Ana Norogrando, André Petry, Beatriz Dagnese, Dirnei Prates, Eduardo Haesbaert, Flávio Morsch, Frantz, Leopoldo Plentz, Marcelo Armani, Romanita Disconzi, Rommulo Vieira Conceição e Wilson Cavalcante. A mediação será do curador-chefe desta edição, Gaudêncio Fidelis, e do curador-adjunto, Márcio Tavares, com participação da curadora-assistente, Ana Zavadil, e do curador do Programa Educativo, Cristián G. Gallegos. Domingo, às 11h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Última chance
4 roteiros para aproveitar o último final de semana da 10ª Bienal do Mercosul
Com foco na arte da América Latina, edição apresenta oito exposições
GZH faz parte do The Trust Project