Depois da maratona de filmes, chegou o aguardado desfecho do 43º Festival de Gramado. O segundo e último fim de semana do evento, tradicionalmente o período de maior movimentação da cidade nesta época do ano, será marcado pela entrega dos Kikitos - mas não só isso.
A presença de celebridades, que foi mínima ao longo do festival, deve aumentar nesta sexta-feira, quando Mariana Ximenes e Vladimir Brichta, os protagonistas de Um Homem Só, vêm apresentar o último longa brasileiro em competição no Palácio dos Festivais. Bete Mendes, Armando Babaioff e Kadu Moliterno estão na Serra, e as festas de música eletrônica que começam hoje na cidade devem atrair alguns nomes midiáticos, entre ex-BBBs e outras estrelas da TV.
Todas as notícias sobre o 43º Festival de Cinema de Gramado
Gramado reúne filmes sobre poder e corrupção no Brasil
Quem mais atraiu os olhares até aqui, no tapete vermelho, foram as atrizes Cíntia Rosa (de O Fim e os Meios) e Greta Antoine (de Introdução à Música do Sangue). Esta última apresentou seu filme em Gramado sábado passado, voltou ao Rio e viajou novamente à Serra para acompanhar as últimas noites do evento, que termina no sábado.
Filmes derradeiros
Além da última sessão da mostra de longas gaúchos, nesta sexta-feira à tarde (leia mais no Diário de Gramado), o Palácio dos Festivais recebe dois curtas e dois longas em sua programação noturna. Destaque para o gaúcho O Teto sobre Nós, de Bruno Carboni, concorrente da mostra nacional de curtas-metragens, e o longa carioca Um Homem Só, de Claudia Jouvin. Este filme, aliás, tem sinopse curiosa: homem frustrado resolve procurar uma clínica clandestina para fazer uma cópia de si próprio. O ingresso custa R$ 30, com reprise (apenas dos longas), às 10h de sábado.
Marília Pêra recebe Troféu Oscarito dos filhos e é aclamada em Gramado
Jovens diretores gaúchos falam sobre a relevância do Festival de Gramado
Último debate
Tradição de Gramado, os debates sobre os filmes exibidos têm lugar na Sociedade Recreio Gramadense (SRG), centro nervoso do evento, diariamente às 10h30min. Os filmes apresentados nesta noite serão discutidos amanhã, no último encontro desta edição do festival. A entrada é aberta ao público. É bem fácil achar: a SRG fica no início do tapete vermelho, que se esparrama por toda a Rua Coberta até chegar ao Palácio dos Festivais.
Noite de Solanas
Mestre do cinema argentino e hoje senador em seu país, Fernando "Pino" Solanas será o último homenageado do 43º Festival de Gramado. O diretor de Tangos - O Exílio de Gardel (1985) recebe o Kikito de Cristal, às 21h, no Palácio dos Festivais. É uma oportunidade para ver e ouvir o cineasta de 79 anos que fez história com um marco da produção latino-americana, La Hora de Los Hornos (1968), e belos filmes como Sur (1988) e A Nuvem (1998).
Na TV
Sinal de prestígio de Gramado: a cerimônia de entrega dos Kikitos, que começa às 21h de amanhã, é transmitida ao vivo por três canais de TV, algo único entre os festivais do país. Você pode assistir pela TVE, pela TVCOM e pelo Canal Brasil - estes dois últimos em transmissão conjunta, com apresentação de Simone Zuccolotto e comentários dos críticos Luiz Zanin Oricchio e Roger Lerina, colunista de ZH.