Com uma programação que equilibra o repertório tradicional e o contemporâneo, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP) dá início à temporada em homenagem a seus 30 anos de atividade. O programa que inaugura as comemorações - neste sábado (9/5), às 20h, com reapresentação no domingo (10/5), às 18h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre - é dedicado exclusivamente a J.S. Bach, com a Sinfonia do Oratório de Páscoa, a Suíte para Flauta e Orquestra em Si Menor e o Magnificat. O solista será o flautista James Strauss. Também participarão os cantores Andiara Mumbach (soprano), Elisa Machado (soprano), Verônica Burger (contralto), Lucas Alves (tenor) e Daniel Germano (barítono), além do Coral Porto Alegre. A regência ficará por conta do diretor-artístico da orquestra, Antônio Carlos Borges-Cunha.
O ponto alto da temporada será o Concerto para Piano nº 2, de Beethoven, com o grande pianista Nelson Freire, em agosto (veja outros destaques ao lado). Neste ano, as apresentações passam de segunda-feira para sábado, com reprise no domingo.
- Acredito que temos uma moldura na temporada. Bach começa e encerra o ano porque é um compositor consagrado de todas as épocas. Tem servido de inspiração para diferentes gêneros musicais em diferentes locais do planeta - explica Borges-Cunha.
No dia 19, a OCTSP inicia a série Concertos Banrisul para a Juventude, voltada para o público escolar. Já a série Concertos Populares aguarda patrocinador, assim como o projeto de uma ópera, que poderia ser O Empresário de Teatro ou As Bodas de Figaro, ambas de Mozart. O maestro e diretor-artístico não esconde que a orquestra sofre com a retração na economia brasileira, o que motivou o adiamento do início da temporada, previsto inicialmente para março:
- O ano que comemora os 30 anos está sendo o mais difícil nesse sentido.
Qual o maior desafio de uma orquestra nesse cenário econômico? Borges-Cunha pondera:
- As orquestras precisam se empenhar para tirar as pessoas de casa. Depois que elas vão, ficam encantadas e seguem frequentando concertos.
Leia todas as notícias de Música
DESTAQUES DA TEMPORADA
15 e 16 de agosto
Concerto para Piano nº 2, de Beethoven, com Nelson Freire.
26 e 27 de setembro
Canção Estendida, com participações de Arthur Nestrovsky, José Miguel Wisnik e Ná Ozzetti.
14 e 15 de novembro
Concerto para Violão, de Vagner Cunha, com Yamandu Costa.
19 e 20 de dezembro
Encerramento da temporada, com apresentação do Oratório de Natal, de J.S. Bach.
Música clássica
Orquestra de Câmara Theatro São Pedro inaugura temporada com J.S. Bach
OCTSP celebra 30 anos em 2015, mas ainda busca patrocínios para projetos
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project