Uma das marcas registradas das produções de Aaron Sorkin na TV são os diálogos absurdamente velozes, reflexo da própria personalidade do roteirista. Agora, na terceira temporada de The Newsroom, a sensação é de que a metralhadora verbal está ainda mais rápida. Neste domingo, às 21h, na HBO brasileira, é dada a largada para os seis últimos episódios da série. As duas primeiras horas já exibidas nos Estados Unidos indicam que a despedida será mesmo em ritmo acelerado.
Cancelada em função de compromissos de Sorkin, famoso por séries como The West Wing e Studio 60 e oscarizado pelo filme A Rede Social, The Newsroom segue no propósito de debater o papel da mídia contemporânea. Pela voz de seu protagonista, o âncora de TV Will (Jeff Daniels), um apaixonado pela profissão, o showrunner dá a própria opinião sobre a crise da imprensa pós-revolução digital.
De cara, nos primeiros minutos desta temporada, uma cena tensa questiona o jornalismo cidadão. Enquanto milhares de depoimentos pipocam nas redes sociais a respeito de um atentado em Boston, a redação do fictício canal ACN aguarda (em um clima de precaução e angústia) a confirmação oficial das autoridades para entrar com o plantão no ar.
Como nos anos anteriores, fatos reais inspiram a narrativa. Além da tragédia de Boston, ocorrida em 2013 na maratona da cidade, o vazamento de documentos secretos do governo é o eixo central, uma remissão ao WikiLeaks, considerada a maior divulgação de informações confidenciais da história dos EUA.
Leia também
Confira 10 séries que terminarão na temporada 2014-2015
Três boas séries estrangeiras que ainda não estrearam na TV brasileira
Quatro séries criminais para você conferir
VÍDEO: Musos e musas das séries de TV
O jovem repórter Neal (Dev Patel) ganha destaque nesse ponto da trama, assim como Hallie (Grace Gummer), cuja história espelha um escorregão da MSNBC, quando um tweet queima o filme da emissora. Em paralelo, há ainda a ameaça de venda da ACN, já que a TV não dá mais lucro, e a batalha do obstinado Charlie (Sam Waterston) e da CEO Leona Lansing (Jane Fonda) para impedir.
Como nem só de temas sérios vive The Newsroom, a parte romântica não deixa a desejar: os desfechos dos relacionamentos estão bem encaminhados desde a segunda temporada. Feito novela brasileira, a série deve terminar com o casamento dos mocinhos, Will e Mac (Emily Mortimer). E não há dúvidas de que o casal Jim (John Gallagher Jr.) e Maggie (Alison Pill) deve se acertar. Como diz o cartaz de divulgação da temporada, "toda história precisa de uma palavra final". E, neste caso, é melhor que seja uma feliz.