Depois de forte chuva, um ensaio da Banda Municipal de Porto Alegre no Teatro de Câmara Túlio Piva, na Capital, não pôde ser realizado na manhã desta quinta-feira (5/12). Chegando ao local, os músicos encontraram a estrutura comprometida.
- Foi trágico hoje de manhã. Do jeito que está aquele teatro dá uma tristeza de ver - relata Liane Schüler, diretora da Banda Municipal. - Tem infiltrações, tem pedaços do forro do teatro que caem. A entrada estava alagada, a escadaria tem sujeira que caiu junto com algumas placas que forram o teatro. Na cabine do som, também escorreu água em cima dos equipamentos. Era uma situação desoladora.
O músico Nei Lisboa, convidado do show que a Banda Municipal realizará no domingo, às 18h, no Auditório Araújo Vianna, também esteve no Teatro de Câmara para o ensaio, que começaria às 9h15min. O show está confirmado.
- Aquele teto todo esburacado não é de hoje, é coisa antiga. Já comprometeu outras apresentações. É triste ver a falta de manutenção - afirma Nei.
Às 11h desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Cultura divulgou uma nota, em sua página no Facebook, informando que o teatro havia sido fechado na quarta-feira "para obras emergenciais no telhado". O texto ainda diz que a "autorização para o início das obras já está emitida" e que "a previsão de início é semana que vem".
- Cancelamos nossas programações, mas íamos manter o ensaio da Banda Municipal porque eles têm uma apresentação no domingo. A direção da Banda já tinha sido informada que, em em caso de chuva, não poderia realizar o ensaio - afirma Silvana Ávila, diretora do Teatro de Câmara Túlio Piva.
No final da manhã desta quinta-feira, um fotógrafo de Zero Hora foi ao Teatro de Câmara para registrar a situação da estrutura, mas não teve sua entrada autorizada.
Sessão de peça foi cancelada em 2012, depois que teto cedeu
Em setembro de 2012, durante apresentação da peça carioca Estamira - Beira do Mundo, no Porto Alegre Em Cena, o teto do teatro cedeu por causa da chuva, causando a interrupção do espetáculo. Ao final de outra sessão, a atriz Dani Barros se dirigiu à plateia para chamar a atenção sobre as más condições do espaço.
- De lá para cá, foram feitos serviços de limpeza das calhas e reajuste de telhas, mas isso não foi suficiente. Então, voltamos ao trabalho - diz Vinícius Cáurio, secretário-adjunto da Cultura de Porto Alegre, informando que a obra no telhado começará na segunda-feira (9/12) e tem previsão de duração de cinco dias, sujeita a atraso pelas condições do tempo. - A reforma da semana que vem é da estrutura de cobertura, mas estão previstas, e já estão ocorrendo, reformas no foyer, nos sanitários. Tem um calendário de obras a serem ocorridas dentro do teatro.
Em entrevista a Zero Hora em 1º de outubro, o secretário municipal de Cultura Roque Jacoby anunciou uma "minirreforma" do Teatro de Câmara para 2014. Ainda segundo ele, uma nova sede para o teatro será planejada no local. "Provavelmente, isso leve de dois a três anos. Não sei se teremos, ao final da gestão, essa obra concluída. Mas vamos dar o encaminhamento", disse o secretário, na ocasião.
* Colaborou Claudia Lawisch
Espaço cultural
Teatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, é temporariamente fechado para obra no telhado
Ensaio da Banda Municipal não pôde ser ser ralizado devido a estragos ocorridos com chuva
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: