Um dia, li por aí um ensaio intitulado Green Screen: The Lack of Female Road Narratives and Why It Matters, da norte-americana Vanessa Veselka. Vanessa foi uma adolescente que saiu pelos Estados Unidos pedindo carona. No meio de uma de suas viagens, ela é quase morta por um serial killer que dirigia um caminhão; abriu a porta, saiu correndo pelo mato, e nunca teve certeza se aquele era de fato o homem que estava matando menininhas em postos de gasolina, ou se o sujeito tinha tentado lhe pregar uma peça.
O trauma da jovem Vanessa é o ponto de partida para seu ensaio sobre a falta de narrativas de estrada protagonizadas por mulheres. Segundo ela, enquanto, para os homens, a estrada remete à liberdade, aventura e autodescoberta, às mulheres restam as trágicas opções da invisibilidade, dos crimes sexuais e da morte. "O homem na estrada é solitário", escreve Veselka. "A mulher na estrada é sozinha."
Essa realidade desigual seria, em parte, alimentada pela própria arte: a falta de um imaginário de "mulheres caindo na estrada" faz com que poucas ousem considerar isso como uma opção. Em outras palavras, faltam, na ficção, mulheres heroicas que possam servir de modelo para essas mulheres reais e potencialmente interessadas em jornadas transformadoras.
Curioso que Veselka não cite Thelma & Louise, o filme de 1991. Thelma & Louise é a única narrativa de estrada protagonizada por mulheres que todo mundo conhece. Ou quase todo mundo. A essa altura, você já percebeu que eu acho esse assunto fascinante, e portanto é claro que já me debrucei algumas vezes sobre a jornada da garçonete e da dona de casa. Sinceramente? Não sei o que pensar. Seria o filme de Ridley Scott uma narrativa feminista, um hino de libertação, ou aquela cena final mandaria o recado de que não há saída, não há outra vida possível para as duas amigas?
Agora eu lhe convido a voltar aos primeiros quilômetros rodados: a jornada das duas só começa de fato porque Thelma é quase estuprada em um bar, e Louise reage matando o suposto agressor. Nesse sentido, o filme seguiria a lógica apontada por Veselka: 1) mulheres na estrada = vítimas potenciais de crimes sexuais; 2) mulheres na estrada não estão ali porque querem, mas porque foram "forçadas".
A despeito disso, acho Thelma & Louise um belo filme. Basta não teorizar demais.