São comuns os filmes que adaptam livros - e vêm se tornando mais frequentes os romances que nascem de filmes de sucesso.
O que a romancista alemã Jasmin Ramadan, convidada internacional da Feira do Livro, pretende contar hoje, às 19h, na sessão comentada de A Cozinha da Alma, de Fatih Akin, é uma experiência diversa: um livro que foi produzido em paralelo com a produção de um filme.
Dirigido por Fatih Akin, o longa alemão Soul Kitchen foi lançado em 2009. Apesar de não ser a autora do trabalho, Jasmin fala com propriedade. Akin e o ator principal, Adam Bousdoukos, são seus amigos desde a adolescência, e o roteiro do filme deu origem ao primeiro romance publicado por ela, A Cozinha da Alma, lançado neste ano no Brasil em edição da 8Inverso. O romance nasceu de um convite de Akin para que Jasmin escrevesse uma história que dialogasse com seu filme, que aborda a relação de Zinos, um dono de restaurante, com a vizinhança multicultural em que vive, em Hamburgo. Jasmin, entretanto, subverteu a proposta.
- Nossa única combinação era a de que o romance deveria ser algo literário e adicional ao filme. A primeira ideia do Fatih era que a história fosse a mesma do filme, mas narrada pelo ponto de vista da garçonete do restaurante. Mas eu queria inventar minha própria história. Quando o filme estava já na metade da produção, comecei a escrever uma história que se passa antes. Foi só imaginar Zinos como o jovem Adam Bousdoukos que conheci adolescente. E aí escrever o livro foi muito fácil - conta.
Em um registro que mescla o romance de formação e o de aventura, A Cozinha da Alma narra as peripécias do jovem Zinos, um alemão de ascendência grega, sua relação com o irmão, um pequeno marginal, suas primeiras experiências eróticas e como cozinheiro profissional. Jasmin Ramadan está lançando também no Brasil seu segundo romance, O Porco entre os Peixes, a história de uma jovem que busca libertar-se das obrigações com o açougue de sua família.
A programação de Jasmin nesta Feira é intensa. Ela está em Porto Alegre desde a última semana de outubro, trazida para participar de um projeto do Instituto Goethe chamado Escritores nas Cidades. O programa prevê a vinda de seis autores alemães a diferentes capitais brasileiras. Jasmin veio a Porto Alegre.
Entre os outros participantes, Ilija Trojanow, autor do romance O Colecionador de Mundos, sobre a vinda do explorador Richard Burton, foi para Salvador. Ingo Schulze, que está lançando Adam & Evelyn no Brasil e também participa desta Feira do Livro, irá para a região amazônica, sobre a qual já está escrevendo um romance. Cada um deles passa uma semana na cidade que visita, atualizando um blog sobre suas experiências. O de Jasmin Ramadan pode ser acessado, em alemão e português, no site do Instituto Goethe. Acesse pelo link amigável: http://migre.me/gye4z.
Impressões de viagem
Jasmin Ramadan está escrevendo sobre Porto Alegre em blog no site do Instituto Goethe. Confira dois trechos
"As construções são feitas aqui, em toda parte, muito juntas umas das outras. Há edifícios altos ao lado de pitorescas casinhas decadentes e, em todas as ruas, pequenas e grandes, incontáveis fios de energia pendem como guirlandas, estendidos, às vezes mais esticados, às vezes frouxamente, de um poste a outro. (...) Praças e construções de dois a três andares em estilo colonial português, palmeiras muito altas e botecos típicos que deixariam qualquer boêmio de Hamburgo com água na boca. (...)"
30 de outubro
"Fumar aqui é tabu. Isso que recém está começando na Alemanha, isto é, esta cruzada histérica contra o cigarro, já existe no Brasil desde os anos 90. Mas todas as outras coisas que podem nos levar à morte continuam sendo permitidas aqui. (...). E, assim como na Alemanha, todas as outras coisas boas são desmedidamente bem-vindas: álcool, plástico, açúcar, corantes berrantes, sabores artificiais, gorduras, carboidratos, viagens de avião e o trânsito nas ruas... E o aspartame é enaltecido aqui como algo muito bom. Curioso. Enquanto, na Alemanha, sobre esse adoçante barato já há anos pesa a suspeita de ser muito prejudicial em muitos aspectos, causando várias doenças, ganhamos aqui, num restaurante, um sachezinho de adoçante para o café no qual estava registrado em letras extragrandes: aspartame .(...)"
31 de outubro
Hoje
> Sessão de cinema com o filme Soul Kitchen, de Fatih Akin. Jasmin Ramadan fará comentários. Às 19h, no Cine Santander Cultural
Sexta-feira
> Frapa: Os Limites da Adaptação. As possibilidades de transposição de narrativas de e para a linguagem cinematográfica. Com Di Moretti, Jasmin Ramadan, Gibran Dipp e mediação de Marcus Mello. Às 10h, na Sala Leste do Santander Cultural
> Lançamento de O Porco Entre os Peixes (Editora 8Inverso), de Jasmin Ramadan. Às 18h, na Praça de Autógrafos