Alain Resnais é um menino de 90 anos de idade. Repleta de filmes irônicos e cheios de um humor sofisticado, sua mais nova fase é uma das mais prolíficas de uma carreira brilhante como poucas outras na história do cinema.
Bem-sucedido com os dramas kitsch Medos Privados em Lugares Públicos (2006) e Ervas Daninhas (2009), o cineasta francês resolveu brincar com a linguagem do teatro em Vocês Ainda Não Viram Nada! (2012). A divertida ameaça proposta no título é uma das chaves de entendimento do longa, que foi exibido no último Festival de Cannes e estreia nesta sexta-feira em Porto Alegre.
Confira o trailer de Vocês Ainda Não Viram Nada!
Grandes atores franceses de mais de uma geração, entre eles Michel Piccoli e Mathieu Amalric, interpretam a si próprios na trama na qual um célebre dramaturgo (Denis Podalydès) morre e deixa uma mensagem, em vídeo, convocando-os a decidir se aprovam ou não a encenação de uma peça sua por parte de um grupo de jovens. A peça existe fora da tela. Foi escrita por Jean Anouilh, chama-se Eurídice e revê o mito de Orfeu.
Uma espécie de jogo da verdade se estabelece quando os atores veem as imagens enviadas pelos jovens e se identificam com elas, passando a improvisar, eles próprios, a encenação daqueles diálogos - em montagens de anos atrás, as duplas formadas por Sabine Azéma e Pierre Arditi e Anne Consigny e Lambert Wilson interpretaram o casal Eurídice e Orfeu.
Mas não é unicamente esse jogo, mais próximo do Moscou de Eduardo Coutinho (2009) do que do Deus da Carnificina de Polanski (2011), que constitui a riqueza estética de Vocês Ainda Não Viram Nada!. A forma, em Resnais, como sempre, está a serviço de reflexões sobre os grandes temas. No caso, morte e memória, dois dos assuntos mais recorrentes em sua obra desde antes dos seminais Hiroshima Meu Amor (1959) e O Ano Passado em Marienbad (1961).
Com rigor cênico típico do bom teatro e habilidade no emprego das possibilidades técnicas do cinema, o veterano realizador encontrou uma maneira diferente, não exatamente original, mas dotada de um frescor juvenil, de falar sobre aquilo que vem discutindo com tanta propriedade nas últimas décadas.
VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA!
(Vous nAvez Encore Rien Vu)
De Alain Resnais.
Com Sabine Azéma, Anne Consigny, Lambert Wilson, Pierre Arditi, Denis Podalydès, Michel Piccoli, Jean-Noël Brouté, Hippolyte Girardot e Mathieu Amalric.
Drama, França, 2012.
Duração: 115 minutos.
Classificação: 12 anos.
Jogo de cena
Filme do veterano Alain Resnais que brinca com a linguagem teatral estreia nesta sexta
Em "Vocês Ainda Não Viram Nada!", cineasta francês faz reflexões sobre a morte e a memória
Daniel Feix
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: