O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito para averiguar suspeitas de irregularidades na venda de ingressos para o show do RBD na capital fluminense. A apresentação do grupo mexicano, que anunciou shows pelo Brasil, será realizada em 19 de novembro no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Denúncias recebidas pela Ouvidoria-geral do MPRJ indicam que erros de sistema na compra de ingressos via internet resultaram em perdas de aquisições por consumidores, que provocaram desorganização nas filas para a realização das compras nas bilheterias físicas e geraram tumulto.
No dia 27 de janeiro, a Polícia Militar foi chamada para conter um tumulto que tomou a calçada em frente à bilheteria da Jeunesse Arena e uma das pistas da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. Fãs do grupo brigaram por conta de lugares na fila para comprar os ingressos.
A portaria de instauração do inquérito relata que os fatos descritos são passíveis de investigação, pois violariam direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Entre as diligências determinadas pelo MPRJ estão o envio de ofício para a empresa responsável pelas entradas para que, em 30 dias, esclareça se as reclamações dos consumidores procedem e, em caso positivo, quais são os motivos que causaram os problemas na venda dos bilhetes.
Além disso, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Procon também foram oficiados para que, no mesmo prazo, informem sobre a existência ou não de reclamações e procedimentos administrativos instaurados sobre o caso.