Na semana em que a morte de Amy Winehouse completa 10 anos, o pai da cantora, Mitch Winehouse, pediu que a filha seja lembrada pelo público por seu talento e sua generosidade. A artista morreu em 23 de julho de 2011, aos 27 anos, em decorrência de intoxicação por uso excessivo de álcool.
Ao jornal britânico The Sun, Mitch disse que deseja ver o legado de Amy reconhecido, não apenas suas batalhas contra os vícios em álcool e drogas. O pai da intérprete de Rehab explicou como tenta fazer com que as pessoas lembrem da filha pelo "talento, generosidade e amor demonstrado a todos nós."
— Essa se tornou minha missão, fazer com que as pessoas pensem em Amy por tudo que ela deu ao mundo e àqueles ao seu redor, não apenas por seus problemas com o vício — disse. — Dez anos após a morte, Amy ainda cuida dos entes queridos - família e muitos dos amigos têm sido apoiados - e isso é típico dela. Foi generosa na vida e de muitas maneiras ainda é até hoje — revelou, afirmando que a carreira da filha ainda gera frutos financeiros.
Depois da morte da artista, a família criou a Amy Winehouse Foundation, instituição que busca conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do consumo de drogas. O projeto mantém também o Amy’s Place, abrigo em Londres projetado para acomodar até 16 mulheres em processo de reabilitação. Segundo Mitch, esta seria a vontade da filha.
— Assim que ela morreu, tinha que haver uma instituição de caridade em seu nome. Era nisso que ela acreditava e ela ficaria muito orgulhosa do que foi conquistado com isso, assim como nós dela — disse.
Questionado sobre o legado financeiro de Amy Winehouse, cuja obra continua rendendo cerca de 1 milhão de euros por ano, segundo o The Sun, Mitch afirmou que abriria mão de todo recurso para ter a filha de volta:
— A mãe de Amy, Janis, e eu administramos a propriedade dela e, sim, é claro que sua música ainda dá muito dinheiro, o trabalho dela deixou toda a família estabelecida. A questão é: não posso dizer isso com clareza suficiente, mas devolveria cada centavo só para ter minha filha de volta.
Mitch Winehouse também contou qual será a programação para o dia 23 de julho de 2021: uma visita ao cemitério Edgware-bury, no norte de Londres, seguida de uma refeição em família, para relembrar os bons momentos vividos ao lado de Amy.
— Cada ano é difícil, mas claro que 10 anos depois trazem atenção (da imprensa). O que eu entendo, mas traz tudo de volta também. É difícil evitar ficar chateado. De muitas maneiras, nunca vamos superar isso, não importa o quão longo passe — disse o pai, afirmando que irá aproveitar o dia para lembrar das "coisas incríveis sobre a vida de Amy". — É claro que nos lembramos dos grandes recordes da carreira, os prêmios, mas minhas memórias favoritas são os momentos menores e mais pessoais que compartilhamos — finalizou.