A cantora, compositora, guitarrista e baixista Kim Shattuck morreu nesta quinta-feira (3), aos 56 anos. Ela foi a principal integrante da banda de pop-punk The Muffs e também participou, por um curto período de tempo, da banda de rock alternativo Pixies.
Kim sofria de esclerose lateral amiotrófica. Seu marido, Kevin Sutherland, informou nas redes sociais que ela "morreu pacificamente, durante seu sono, após dois anos de luta".
A banda The Muffs prestou condolências a sua fundadora em uma publicação. "Lamentamos anunciar a morte de nossa colega de banda e querida amiga Kim Shattuck. Além de ser uma brilhante compositora, guitarrista e cantora extraordinária, Kim era uma verdadeira força da natureza. Enquanto lutava contra a doença, produziu nosso último álbum, supervisionando todas as partes do registro. Ela era nossa melhor amiga e tocar suas músicas foi uma honra. Adeus, Kimba. Nós te amamos mais do que poderíamos dizer", diz a mensagem.
Em 2013, Kim foi convidada a participar da Pixies, uma das principais bandas de rock alternativo das décadas de 1980 e 1990. Ela entrou no lugar da baixista Kim Deal quando o grupo lançou Bagboy, a primeira música após nove anos de hiato, e retornou aos palcos em uma turnê pela Europa. Cinco meses depois, no entanto, ela saiu da banda.
Nas redes sociais, a Pixies definiu Kim como uma "verdadeira musicista, escritora e intérprete que dedicou sua vida pela causa".
Ouça Sad Tomorrow, da The Muffs: