Hi, Marcelo.
Por mais calejado que se esteja na conversa com personalidades de diversos quilates, do filé à carne de pescoço servidos no rodízio do jornalismo cultural, ouvir um oi de Paul McCartney do outro lado da linha foi um inesperado teste para o equilíbrio entre a calorosa emoção de fã e a, digamos, imparcial frieza do ofício.
Inesperado porque eu soube que falaria com Sir Paul poucos dias antes da já histórica, para mim, terça-feira, 26 de outubro. Estava ele em meio a uma temporada de shows na região de Nova York. E já pensando na passagem da sua One on One Tour pelo Brasil — começa pela sua segunda visita a Porto Alegre, 13 de outubro, no mesmo Beira-Rio —, Paul marcou na agenda entrevistas com alguns jornais brasileiros, GaúchaZH entre eles. Seriam 15 minutos de papo, restritos a temas musicais, nada de vida pessoal, conforme a negociação.
E 15 minutos com Paul são pouco ou uma eternidade? Pouco para a lista de perguntas preparadas e a oportunidade de fazer render ao máximo oportunidade tão rara. Uma eternidade quando se pensa no privilégio de compartilhar alguns instantes do tempo desse gigante que, aos 75 anos, milionário e ainda lotando estádios mundo afora, poderia muito bem restringir a rotina de entrevistas que cumpre há mais de 50 anos. Mas Paul não teria essa imensa dimensão na cultura pop se humildade e rigor profissional não estivessem entrelaçados no seu DNA de músico talentoso — e genial, pois nele justifica-se o uso desse adjetivo hoje tão barateado.
A entrevista foi marcada para entre 16h e 18h do horário brasileiro. Assunto não faltaria para que quem, como eu, nasceu, cresceu e envelhece ouvindo Beatles. Acompanho Paul nas suas redes sociais, sei o que anda rolando na turnê, as músicas que entram em saem a cada show, projetos em andamento e outras amenidades biográficas.
O acaso deu sua providencial ajuda. No fim de semana anterior à conversa, encontrei em um evento no Rio de Janeiro uma amiga jornalista, Mariana, de Minas Gerais, que havia entrevistado Paul havia poucos dias. "Faça bastante perguntas porque ele é bem objetivo nas respostas". E, dissipando qualquer temor ao mito, garantiu: "Ele é uma simpatia".
Fiquei sabendo ainda que receberia uma ligação de Stuart Bell, "publicist" de Paul — e também de nomes como Rihanna, James Corden, Harry Syles, além de arcas que vão do Google à MTV. Stuart me ligou na segunda para saber se estava tudo ok, avisou que enviaria um material de apoio com dados estatísticos da turnê, perguntou se eu tinha visto o show de 2010 no Beira-Rio, se eu tinho visto shows do Rock in Rio (expliquei a ele que estava na cidade em função do lançamento de Blade Runner 2049).
Bom, na segunda, 16h, quem liga é Mark, assessor de Paul, para avisar que o próprio Sir ligaria em uma hora. E uma hora depois...
Hi, Marcelo.
Complicado manter a compostura e o sotaque numa hora dessas. A lista de perguntas foi passando curiosidades da turnê, como tocar hits do Beatles que ele nunca havia cantado na carreira solo, o relacionamento com a banda — com a qual convive há mais tempo do que passou com os Beatles —, uma arriscada pergunta sobre a tensão política mundial. O ritmo da prosa provocou mudanças de planos de última hora. Perguntas muito longas foram mutiladas, outras acabaram cortadas quando o tempo parecia correr depressa demais, a língua travou, tempos verbais, pronomes e artigos acabaram atropelados. Ao fim, anunciado por mim, diga-se, e não pelo entrevistado ou pelo zeloso assessor, os 15 minutos foram quase 18. Pouco. Uma eternidade.
— Adeus, Paul
— All right, my dear.
PAUL MCCARTNEY - ONE ON ONE TOUR
> Sexta-feira, dia 13 de outubro, às 21h30min.
> Estádio Beira-Rio (Avenida Padre Cacique, 891), em Porto Alegre.
> Abertura dos portões: 17h30min.
> Classificação etária: o acesso de menores de 10 anos não será permitido. De 10 a 15 anos, entrada permitida somente acompanhado de responsável.
> Ingressos: até publicação desta reportagem, restavam entradas para pista premium (R$ 850), skybox (R$ 650), com meia-entrada para estudantes e maiores de 60 anos. Venda sem taxa na bilheteria do estádio, de segunda a sábado das 10h às 18h. Venda com taxa em ticketsforfun.com.br.
> Foram disponibilizados também camarotes com 12, 14, 16 e 18 lugares, com ingressos no valor de R$ 1,5 mil, incluindo alimentação, bebidas e outras comodidades – outras informações sobre esse serviço de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, pelo telefone (51) 3218-6276 ou pelo e-mail eventosrbs01@gruporbs.com.br.