Amante dos esportes, o chargista Marco Aurélio não esperou os Jogos Olímpicos do Rio começarem para colocar sua verve criativa a trabalhar. Em cerca de 10 dias, produziu mais de 60 charges inspiradas no maior evento esportivo do mundo. Esses trabalhos, inéditos em sua maior parte, poderão ser conhecidos pelo público a partir desta sexta-feira, às 18h30min, com o lançamento do livro Olimpiadas, no Marzana Bistrô (Vicente da Fontoura, 1.857).
Experiência é o que não falta a Marco Aurélio para realizar trabalhos como Olimpiadas – assim mesmo, sem acento, aproveitando o trocadilho. Tenista e jogador de basquete desde a infância, já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo, além de ter se unido aos comentaristas do programa Sala de redação, da Rádio Gaúcha, para realizar debates em Olimpíadas passadas.
Veja mais:
Confira charges de Marco Aurélio em ZH
Neste novo álbum de charges, o autor repete o estilo que o tornou conhecido ao longo de 46 anos publicando nas páginas de ZH – atualmente, o desenhista colabora com o site do jornal. São trabalhos de humor com traços simples, que neste volume equilibram esporte com crítica social e política. Além dos desenhos dedicados aos Jogos Olímpicos do Rio, há também charges em homenagem a ídolos como o jogador Pelé e o pugilista Muhammad Ali.
Conforme o prefácio do advogado e escritor Léo Iolovitch, Marco Aurélio faz do riso "o veículo mais eficiente de mostrar o ridículo, denunciar as tropelias e as desonestidades, enfim, todo um cardápio que os últimos dirigentes protagonizaram, mas que – em muitos casos – foram poupados pelo comprometimento ideológico dos que já fizeram humor em outros tempos". Iolovitch complementa: "Temos aí uma produção livre e sem concessões do seu gênio, para nos fazer rir e refletir".
– O livro é uma sátira que mistura esportes com temas atuais – afirma Marco Aurélio, citando escândalos de corrupção, terrorismo e violência urbana. – Independentemente de quem fez algo errado, a charge serve para denunciar, criticar. É o que faço no meu trabalho – completa.
OLIMPIADAS
De Marco Aurélio
Charges, AGE Editora, 80 páginas, R$ 25. Sessão de autógrafos nesta sexta-feira, às 18h30min, no Marzana Bistrô (Vicente da Fontoura, 1.857), em Porto Alegre.