O fim de ano se aproxima. É época de celebração, encontros com amigos e familiares e muitos brindes. Para acompanhar toda essa festividade, sobretudo o Natal e o Réveillon, o espumante é a bebida ideal. Além de suas borbulhas e elegância terem tudo a ver com diversão e comemorações, é agradável de beber e tem diversidade para todos os paladares.
Outro ponto positivo é que acompanha muito bem os mais variados pratos servidos nas ceias, das entradas às sobremesas. Mas não pense que é complicado escolher qual bebida servir com o que.
– Talvez nem todos saibam, mas os espumantes são grandes curingas para harmonizações. São ótimos para isso porque a soma de gás carbônico e acidez presente neles ajuda a limpar o paladar, eliminando os excessos de gorduras e sais – diz o gerente de Marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.
O especialista acrescenta que as particularidades de cada uva com que as bebidas são produzidas (por exemplo Chardonnay, Pinot Noir e Moscato), assim como o método de elaboração (Champenoise e Charmat) e o teor de açúcar (Nature, Extra Brut, Brut, Demi-Sec e Moscatel), influenciam na seleção para potencializar a experiência.
– O espumante é agradável de beber, é refrescante, é cercado de um certo status e acompanha praticamente todas as refeições, o que o torna uma bebida para todas as ocasiões – garante Vignatti.
Acesse o site da Vinícola Garibaldi e saiba mais sobre seus vinhos e espumantes
Veja a seguir como descomplicar a harmonização para as festas de final de ano usando os espumantes da Vinícola Garibaldi.
Garibaldi Prosecco
Tem paladar cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Combina com canapés, saladas, sopas, peixes leves, frutos do mar e queijos. Além disso, é curinga na preparação de drinques. A dica é usar suco de fruta, licor ou até mesmo colocar pedaços de frutas, como uva, pêssego, kiwi ou romã.
Garibaldi Brut Viognier
Têm baixo índice de açúcar (entre 8g e 15g por litro) e acidez pronunciada. É um espumante equilibrado, o que o torna o mais versátil para as harmonizações. Casa muito bem com carnes de aves, como peru, chester e frango, e de porco. Também é excelente com peixes e frutos do mar.
Garibaldi Chardonnay
A Vinícola Garibaldi destaca que este espumante tem aromas com notas de abacaxi, maçã e um toque de pão tostado, e, assim como o Prosecco, paladar estruturado e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Harmoniza com lombo, canapés, sopas cremosas, peixes crus ou cozidos, frutos do mar, queijos, frios e patês.
Garibaldi Pinot Noir
Tem aromas com notas de morango, amoras e um toque cítrico, e paladar de acidez equilibrada e refrescante. Combina com pernil, massas, queijos, risotos, peixes crus, sopas cremosas e canapés.
Garibaldi Demi-Sec e Moscatel
Os espumantes Moscatel e Demi-Sec, por serem mais doces, ficam ótimos com preparações com algum dulçor. Além de irem bem com sobremesas, harmonizam com pratos agridoces e com molhos e gorduras, no caso do primeiro, e pratos com frutas, no caso do segundo.
Siga a Vinícola Garibaldi e fique por dentro das novidades