Na noite do próximo domingo, 9, os olhos do mundo do show business e dos amantes do cinema estarão voltados para Los Angeles, na Califórnia, para acompanhar a cerimônia de premiação do Oscar 2020. Será a chance de conhecer as produções eleitas como as melhores do ano, bem como os responsáveis por torná-las realidade.
Uma das categorias que costuma chamar atenção é a de melhores efeitos visuais. Ali estão as produções que fazem da tecnologia uma aliada na hora de contar histórias: permitindo animais falantes, explosões realistas em uma reprodução da Primeira Guerra Mundial, super-heróis com superpoderes incríveis e muito mais. Atualmente, as salas de cinema não são a única opção para ter a melhor experiência ao assistir a essas produções, já que a engenharia das novas TVs permite uma imersão completa em cada filme. Neste cenário, o que existe de mais avançado e moderno é a tecnologia OLED, que chama a atenção por reproduzir o preto puro, que gera cores perfeitas e próximas da realidade.
Com o 4K Cinema HDR da LG, por exemplo, é possível vivenciar a verdadeira visão do produtor de cinema, já que é compatível com os principais formatos HDR, incluindo Advanced HDR by Technicolor e HDR10 Pro. Os nomes inicialmente podem causar estranheza, mas é mais simples do que você imagina:
Dolby Vision™ – tecnologia favorita entre os estúdios
É a escolha dos diretores de cinema porque permite a calibração de cor, brilho e contraste individualmente de mais de 170 mil quadros em um filme de 2 horas, entregando a essência do que foi imaginado pelo diretor.
Technicolor - experiência de Hollywood na sua casa
Technicolor é um estúdio de remasterização profissional que está presente em na maioria dos filmes de Hollywood. Com o Advanced HDR by Technicolor, você terá a verdadeira visão dos especialistas em cores e imagens.
OLED - inteligência artificial com cores reais em tela grande
Com a segunda geração do Processador Inteligente Alpha9, a LG OLED AI TV está ainda mais moderna. Agora, o processador inteligente vem com o algoritmo de Deep Learning da LG. Junto com a Inteligência Artificial, ele tem uma aprendizagem continua, que melhora a qualidade de imagem e som para oferecer uma experiência completa de entretenimento. Desta forma, a LG OLED AI TV oferece a mais moderna forma de produzir imagens, com pixels que se auto iluminam. São imagens incríveis, com cores perfeitas, criadas através do "preto puro". Isso sem falar que a linha da LG possui opções de telas de até 75 polegadas, transformando qualquer sala de estar numa sala de cinema.
Agora que você já está por dentro do que há de mais moderno em TV, confira a lista dos indicados ao Oscar 2020 de Melhores Efeitos Especiais que tem tudo para ficarem incríveis na sala da sua casa:
A nova trilogia de Star Wars
O filme que concorre à premiação deste domingo é o último lançamento da série: Star Wars Episódio 9 — A Ascenção Skywalker, mas toda a última trilogia, lançada pela Disney a partir de 2015, usa e abusa da tecnologia e dos efeitos especiais para criar um cenário futurístico alternativo repleto de batalhas com naves espaciais e raios laser. Isso sem falar nos icônicos sabres de luz e personagens alienígenas. Nesse último episódio, Rey enfim descobre suas origens e tem a chance de reequilibrar a "força".
1917
Segundo os cinéfilos de plantão, é o favorito para a categoria de Melhor Filme. O épico da Primeira Guerra Mundial se passa no mesmo ano que dá nome à película, acompanhando uma missão que pode definir a conclusão do confronto. Construído para dar a ideia de um plano sequência em “tempo real”, as duas horas de duração da peregrinação dos soldados são reproduzidas em tela a medida em que os minutos se sucedem. Tudo isso em meio a um jogo ofegante de luz e sombra, explosões e som.
O Rei Leão (2019)
Versão “live-action” do clássico de animação da Disney, foi construído em sua totalidade com imagens geradas por computador (CGI), dando às personagens características realistas de animais da savana africana. Na já conhecida trama, o leão Simba é herdeiro do rei, Mufasa, mas em um plano tramado pelo seu tio Scar, acaba sendo afastado do reino e tem que completar a jornada do herói, desenvolvendo-se e retornando para recuperar o trono.
Vingadores: Ultimato
No filme que encerra a saga da legião de heróis, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Hulk e companhia estão de volta para derrotar Thanos de uma vez por todas. Entre baixas e vitórias, as batalhas incluem voos, piruetas e poderes especiais, uma magia que se torna possível graças à tecnologia.
O Irlandês
Em mais uma incursão de Martin Scorsese no submundo da máfia, a película traz nomes de peso como Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino em uma (longa) história sobre os primeiros passos do crime organizado dos Estados Unidos sob a perspectiva de um veterano da Segunda Guerra Mundial. O grande truque é, como a história é contada em flashbacks, os atores são rejuvenescidos nos trechos que contam passagens do passado, tudo com CGI.