Oppenheimer, o novo filme do diretor Christopher Nolan, teve seu primeiro trailer divulgado no domingo (18). Dando indícios da atmosfera tensa do longa, a prévia apresenta as primeiras imagens da produção que retrata a criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
O filme segue a história do personagem-título, J. Robert Oppenheimer, físico que chefiou o Laboratório de Los Alamos, no Novo México, onde desenvolveu as primeiras armas nucleares. Cillian Murphy, astro de Peaky Blinders, interpreta o protagonista.
Em entrevista recente ao portal TotalFilm, Christopher Nolan, que também assina o roteiro, falou sobre a decisão de recriar explosões sem a utilização de efeitos gráficos digitais e sobre as dificuldades do filme.
— Acho que recriar o teste Trinity (primeiro teste com arma nuclear) sem o uso de computação gráfica foi um grande desafio. Andrew Jackson, meu supervisor de efeitos visuais, estava procurando como poderíamos fazer muitos dos elementos visuais do filme de forma prática, desde a representação da dinâmica quântica e da física quântica até o próprio teste Trinity — contou. — É um dos projetos mais desafiadores que já assumi em termos de escala e em termos de encontrar a amplitude da história — acrescentou.
O longa é baseado no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer (2006), de Kai Bird e Martin Sherwin. A estreia está prevista para 20 de julho de 2023.