Cinema

Lendas reconhecidas

Samuel L. Jackson, Danny Glover e Liv Ullmann receberão Oscar honorário

A atriz, roteirista e diretora Elaine May também será lembrada pela Academia

AFP

The Walt Disney Company / Divulgação
Intérprete de personagens como Nick Fury, da Marvel, Samuel L. Jackson receberá um Oscar honorário em 2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, entidade responsável pelo Oscar, anunciou que, em 2022, homenageará dois icônicos atores negros norte-americanos: Danny Glover e Samuel L. Jackson. A estrela norueguesa Liv Ullmann, musa de Ingmar Bergman, e a atriz, roteirista e diretora Elaine May também serão reconhecidas.

Danny Glover, que ficou mundialmente conhecido após a sua performance em A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, além de protagonizar, ao lado de Mel Gibson, a  franquia de sucesso Máquina Mortífera, receberá o Prêmio Humanitário Jean Hersholt no Governor's Awards, em 15 de janeiro de 2022. O troféu é um Oscar que a Academia concede ocasionalmente em reconhecimento a uma pessoa "cujo trabalho humanitário honrou a indústria cinematográfica".

— Danny Glover é um defensor da justiça e dos direitos humanos há décadas, uma prova de seu compromisso em reconhecer a humanidade que compartilhamos, tanto dentro quanto fora da tela — disse o presidente da Academia, David Rubin, em comunicado.

Já Samuel L. Jackson, Liv Ullmann  Elaine May receberão o Oscar honorário por suas carreiras consagradas.

Um "ícone cultural" internacional, de acordo com Rubin, Samuel L. Jackson apareceu em filmes aclamados de Spike Lee, como Faça a Coisa Certa, e de Quentin Tarantino, como Pulp Fiction: Tempo de Violência e Django Livre. O ator também se tornou um dos principais nomes dos filmes da Marvel, vivendo Nick Fury. No total, apareceu em mais de 100 longas-metragens, incluindo a saga Star Wars.

Liv Ullmann, de 82 anos, atriz norueguesa de teatro, ficou conhecida internacionalmente com seu papel em Persona, de Ingmar Bergman, em 1967, antes de estrelar vários outros filmes do diretor sueco, com quem teve uma filha. Ela também dirigiu longas, como Sofie e Faithless, enquanto continuava a se apresentar nos palcos.

Já a norte-americana Elaine May, de 89 anos, escreveu e dirigiu seu primeiro filme, A New Leaf, em 1971. Depois, comandou produções como Mikey e Nicky e Ishtar, mas foi principalmente como roteirista que se tornou conhecida, com O Céu Pode Esperar, Tootsie e Segredos do Poder, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00