A ausência de cineastas e roteiristas na lista de indicados ao 77º Globo de Ouro, anunciada na última segunda-feira (9), gerou a manifestação de mulheres que trabalham com cinema. A alegação é de que os nomes femininos foram ignorados justamente em um ano que foi batido o recorde de filmes dirigidos e produzidos por mulheres.
A atriz Charlize Theron se disse frustrada com a falta de reconhecimento para com as cineastas responsáveis "pelos melhores filmes do ano", segundo ela.
— Eles representam 10% de nossos diretores do setor e, quando você tem um ano bom como o que tivemos neste ano com um trabalho tão bom, é incrivelmente frustrante — disse a atriz em entrevista ao Los Angeles Times.
Diretora israelense e responsável pelo filme Honey Boy, Alma Har'el usou o Twitter para protestar contra as indicações, elencando nomes de cineastas que fizeram sucesso com suas produções em 2019, como foi o caso de Olivia Wilde (Fora de Série) e Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres).
— Fizeram filmes neste ano que alcançaram e tocaram as pessoas. Este é o nosso prêmio e ninguém o tira — escreveu Alma após a lista com os nomes das diretoras.
Histórico de ausência de diretoras
De acordo com o site norte-americano Variety, apenas cinco diretoras de cinema apareceram na lista de indicados da categoria nos 77 anos de história do Globo de Ouro. Dessas, a primeira e, até agora, única vencedora foi a norte-americana Barbra Streisand, em 1984, pelo filme Yentl, quando ganhou na categoria de Diretor e de Melhor Filme. Ela produziu, dirigiu, escreveu e também atuou no longa de 1983.
As outras diretoras indicadas foram Jane Campion (em 1994, com O Piano), Sofia Coppola (em 2004, com Encontros e Desencontros), Kathryn Bigelow (em 2010, com Guerra ao Terror e, em 2013, com A Hora Mais Escura) e Ava DuVernay (em 2015, com Selma: Uma Luta pela Igualdade).
Especialistas estavam apostando que, na edição de 2020, o nome de Greta Gerwig iria aparecer na categoria dos diretores, já que seu filme Adoráveis Mulheres foi lembrado em outras indicações, como a de Melhor Atriz para Saoirse Ronan.
Os prêmios do Globo de Ouro são votados por cerca de 100 membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. A premiação é conhecida por influenciar a corrida ao Oscar, que acontece em fevereiro. A cerimônia do Globo de Ouro está marcada para 5 de janeiro.