A partir de 14 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro retomará sua programação regular. O cinema estava enfrentando dificuldades para se manter aberto desde o início do ano, chegando a permanecer fechado por certo período. Nas últimas semanas, estava com funcionamento parcial.
Leia também
"Sala P.F. Gastal não será fechada", garante secretário Roque Jacoby
Daniel Feix: as razões da agonia da Sala P.F. Gastal
Sala P. F. Gastal está fechada por falta de pessoal
Os problemas que levaram a modificações na programação foram definidos pelo secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby, como "dificuldades burocráticas nas contratações de pessoal". O secretário concedeu entrevista a ZH sobre a situação da P.F. Gastal em abril. Para apoiar o funcionamento da sala, grupos de cinéfilos se mobilizaram. Uma das ações foi a criação no Facebook da comunidade Sala P.F. Gastal Resiste, com mais de 1.800 participantes.
Agora, o retorno às atividades regulares será com a exibição dos três volumes de As Mil e Uma Noites, do português Miguel Gomes, nos dias 14 e 15. O valor do ingresso de cada sessão é R$ 8, 00, com meia entrada para estudantes e idosos. Já na terça-feira, 17 de maio, entra em cartaz o filme Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán.