Como um monstro mutante contaminado por radiação nuclear, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre não para de crescer. Apesar da crise, o 12º Fantaspoa – que se inicia hoje, apropriadamente uma Sexta-Feira 13 – anuncia uma programação com mais de cem filmes, entre longas e curtas, provenientes de cerca de 25 países. Até o dia 29, o CineBancários, o Cine Santander e a Cinemateca Capitólio exibirão na Capital 49 longas-metragens inéditos no Brasil – dos quais cinco terão sua primeira exibição pública mundial e 25 estarão em première latino-americana.
– Eu tinha certeza de que o festival seria feito sem dinheiro. A Prana Filmes matou no peito com a gente bancar um evento como desse. Mas, aos 40 do segundo tempo, a Petrobras renovou pelo quinto ano consecutivo o patrocínio. E o Banrisul entrou aos 45. Isso então permitiu que agora tenhamos o maior festival de todos, com 40 convidados brasileiros e estrangeiros – explica o entusiasmado João Pedro Fleck, uma das duas cabeças da criatura, ao lado de Nicolas Tonsho, com quem divide a direção geral, a produção executiva e a curadoria do Fantaspoa.
Veja também:
Filme sueco mostra retrato caótico das miudezas da vida cotidiana
Leia todas as notícias sobre cinema
Considerado o maior festival da América Latina do gênero fantástico – fantasia, ficção-científica, horror e thriller – e único representante sul-americano na Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, o Fantaspoa arreganha os dentes e promete também 42 sessões comentadas, debates, workshops, concertos musicais e festas. Soltaram a fera!
KRYPTONITA ARGENTINA
A noite de abertura do Fantaspoa terá a première nacional do filme argentino Kryptonita (2015), dirigido por Nicanor Loreti. Baseado no premiado romance de super-heróis homônimo escrito por Leonardo Oyola, o inventivo e divertido longa teve coprodução da Fantaspoa Produções e fez mais de 110 mil espectadores na Argentina. Loreti e Oyola conversarão com o público após a sessão.
HOMENAGEM FANTÁSTICA
O Evento homenageará o ator espanhol Antonio Mayans, cuja extensa filmografia inclui mais de 150 títulos e que colaborou em muitos filmes do prolífico diretor espanhol Jess Franco. Mayans ministrará ainda uma curso gratuito de atuação. Os outros homenageados são o diretor inglês Brian Trenchard-Smith e o cineasta brasileiro Guilherme de Almeida Prado. Todos estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas depois das sessões
CULTUANDO O GIALLO
O suspense à italiana – conhecido como giallo – sempre foi um xodó do Fantaspoa. Nesta edição, além da exibição de Francesca (2015), filme do argentino Luciano Onetti que celebra esse gênero cultuado, o festival vai lançar Fantasticozzi (2016), documentário do gaúcho Felipe M. Guerra que conta a história do cineasta italiano Luigi Cozzi – que virá para a estreia do filme e conversará com a plateia após a exibição.
BRASIL TOCa O TERROR
Seis longas nacionais serão projetados na Cinemateca Capitólio em cópias em 35 mm – entre eles, Perfume de Gardênia (1992) e A Hora Mágica (1999), ambos de Guilherme de Almeida Prado, e Finis Hominis (1971), de José Mojica Marins. Outro destaque brasileiro será a estreia mundial de Mar Inquieto (2016), primeiro longa do realizador, roteirista e professor gaúcho Fernando Mantelli, estrelado por Rita Guedes e Eri Johnson.
HORROR GLOBALIZADO
O curador João Pedro Fleck destaca nesta edição a qualidade e o ineditismo dos filmes selecionados – a maioria produzida entre 2015 e 1026. Entre os títulos programados, estão a comédia austríaca O Ataque dos Zumbis da Calça de Couro (2016), o thriller americano Meu Pai, Morra (2016), dirigido por Sean Brosnan – filho do ator irlandês Pierce Brosnan –, e a bizarra comédia de horror canadense Patchwork (2015), em que um maluco junta os membros e os cérebros de três jovens mulheres em um só corpo.
CINEMA NA KOMBI
Em parceria com a dupla de artistas As Cercanas de Patarriba, a iniciativa Fantaspoa CineKombi vai percorrer cidades da Região Metropolitana e da Serra durante o festival. Uma seleção de curtas exibidos em anos anteriores do Fantaspoa será projetada na lataria de uma Kombi em praças, escolas, estacionamentos, feiras, eventos e festas.