O gabinete de crise do governo do Estado decidiu manter os alertas para 14 regiões do Rio Grande do Sul que estão com agravamento da pandemia. São elas: Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana. As localidades receberam novos relatórios sobre a situação da pandemia em cada uma.
Segundo o governo do RS, prefeitos, associações regionais e integrantes dos comitês regionais das regiões Covid que receberam alertas estão sendo chamados para reuniões. É que as ações adotadas até o momento nesses locais não foram suficientes para frear a circulação do vírus, havendo inclusive agravamento em algumas regiões. As localidades que recebem alerta precisam apresentar planos de ação de enfrentamento ao coronavírus.
Já ocorreram reuniões com as regiões de Santa Rosa, Ijuí, Passo Fundo, Cachoeira do Sul, Erechim, Cruz Alta e Palmeira das Missões. Para sexta-feira (18), está previsto encontro com a região de Caxias do Sul.
As conversas são conduzidas pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, com participação do secretário Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles.
Nenhum aviso foi emitido. Quando uma região recebe aviso, deve redobrar sua atenção para o quadro da pandemia, sendo opcional adotar novas medidas.