Os moradores de Canoas, na Região Metropolitana, que enfrentam sequelas da covid-19 mesmo após a cura da doença podem buscar auxílio em um ambulatório específico para este tipo atendimento. O Ambulatório Pós-Covid, instalado no Hospital Nossa Senhora das Graças, conta com médicos especialistas de diferentes áreas e a possibilidade de realização de exames mais detalhados.
O serviço iniciou na última quarta-feira (2) e atende, até o momento, 12 pessoas por dia. São recebidos no local pacientes adultos que passaram por internação em UTIs ou leitos clínicos e permanecem com sintomas após infecção pelo vírus. Também é feito o atendimento de pessoas encaminhadas pelas unidades básicas de saúde (UBSs) que não chegaram a precisar de internação, mas que apresentam complicações.
O encaminhamento para o ambulatório acontece, exclusivamente, via UBS. Após a indicação, o paciente passa por uma avaliação com um médico clínico geral que determina qual a área específica para atendimento.
Conforme a prefeitura de Canoas, a equipe é composta por pneumologista, cardiologista, neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e clínico geral. São oferecidos, ainda, exames laboratoriais, tomografia, raio X e espirometria – exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.
Inicialmente, o ambulatório deve receber cem pessoas por mês. A Secretaria Municipal de Saúde já estuda ampliar o serviço, conforme a demanda. O acompanhamento pode durar até seis meses.
Ainda segundo a prefeitura, o investimento, feito com recursos próprios, é de mais de R$ 1 milhão no serviço, cerca de R$ 85 mil mensais.