Apresentando uma lenta queda no número de pacientes internados, as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas ao tratamento da covid-19 no Rio Grande do Sul registram a menor ocupação em 37 dias. Nesta terça-feira (13), estavam internadas 2.162 pessoas com a confirmação para o coronavírus. É o menor número desde o dia 6 de março, quando eram 2.155 pacientes.
Apesar da redução, 12 das 21 regiões covid do RS, criadas para o modelo do distanciamento controlado, estão com mais 100% de ocupação dos leitos de UTI públicos ou privados – Cachoeira do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Ainda, até as 16h30min, haviam 3.090 pessoas ocupando as UTIs do Estado. A ocupação geral de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS)era de 86,6%. Já a de hospitais privados era de 102,7%.
Já a ocupação dos leitos clínicos apresentou nesta terça-feira uma leve alta, em comparação com os números registrados na última segunda-feira (12). São 2.815 pessoas em leitos de baixa e média complexidade, nove pacientes a mais do que o confirmado nesta segunda.
As internações em leitos clínicos vem apresentando uma queda acentuada em comparação com o pico, em 12 de março, quando quase 5,4 mil pessoas recebiam atendimento. Neste momento, nenhuma das 21 regiões covid apresenta percentual acima de 80% de ocupação em leitos clínicos.