A taxa de ocupação geral das unidades de terapia intensiva (UTIs) no Rio Grande do Sul é de 95,8% na tarde desta quinta-feira (8), percentual semelhante ao registrado na quarta (7), que era de 95,7%. Quando o indicador está abaixo da linha de 100%, significa que, considerando a média das instituições de saúde de todo o Estado, há menos pacientes em UTIs do que o total de leitos ofertados. Regionalmente, porém, o cenário ainda é de superlotação. Na Capital, por exemplo, a atual taxa de ocupação geral nessas alas é de 104,3%.
Olhando para as 21 Regiões Covid definidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), observa-se que nove apresentam mais de 100% de ocupação em leitos de UTI públicos ou privados. São elas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Uruguaiana e Cachoeira do Sul.
Em resposta ao aumento da demanda por tratamento intensivo, a capacidade de atendimento foi ampliada pelo governo do Estado desde o ano passado. O número de vagas de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 933, antes da pandemia, para 2.458, número registrado nesta quinta-feira. Somando leitos públicos e privados, a oferta atual do RS é de 3.404 camas de UTI adulto.
Do total de 3.262 pacientes adultos internados em estado grave em UTIs no RS, 74% têm diagnóstico confirmado ou suspeito para a covid-19. Também há 842 pacientes acometidos por outras doenças recebendo cuidados intensivos. O número de internações em UTIs relacionadas à pandemia, apesar de alto, está caindo: há duas semanas, em 25 de março, pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus representavam cerca de 79% de todas as hospitalizações.
Demanda por leitos clínicos
Nesta tarde, o Rio Grande do Sul registra 3.061 pacientes com diagnóstico confirmado para a covid-19 internados em leitos clínicos, que são de média e baixa complexidade. Fazendo uma comparação com 12 de março de 2021, data em que foi observado o pico da demanda por esses leitos, a redução é de 43,7%. Os leitos clínicos também abrigam outros 461 pacientes com quadro de saúde suspeito para a doença.
De acordo com o painel de monitoramento mantido pela SES, foram registrados 4.608 novos casos de covid-19 nesta quinta-feira. Mas o índice de novas contaminações tem apresentado queda desde 2 de março, movimento que começou a ser observado depois que o governo do RS adotou medidas mais restritivas para conter a transmissão do vírus, como a aplicação da bandeira preta do sistema de distanciamento controlado e a restrição do horário de funcionamento de atividades comerciais.