O Palácio Piratini recebeu neste fim de semana recurso de apenas uma região, dentre 21, contra a classificação preliminar no sistema de distanciamento controlado, divulgado na sexta-feira (30). A região de Santa Rosa pede para passar de bandeira vermelha para laranja. Todo o resto do Rio Grande do Sul recebeu bandeira laranja pelo enquadramento do governo.
No sistema de bandeiras, vermelho classifica risco epidêmico alto para coronavírus e laranja, risco médio. O pedido de reconsideração do entorno de Santa Rosa será avaliado na tarde deste domingo, e o resultado sairá na segunda-feira (2). O mapa definitivo valerá entre terça (3) e a próxima segunda (9).
A região de Santa Rosa, apontada como bandeira vermelha pelo Piratini, concentra 22 dentre 497 municípios e 236,5 mil habitantes – 2,1% da população do Rio Grande do Sul.
De acordo com o governo do Estado, esta região registrou, ao longo da última semana, 19 hospitalizações de pacientes com covid-19 — nos sete dias anteriores, foram cinco casos. Na quinta-feira (29), quando foi feito o levantamento dos dados, eram 10 pacientes em leitos clínicos pela doença — na semana anterior, eram três. Também foi registrada redução de 20 para 18 leitos de UTI livres de uma semana para outra.
No mapa definitivo da última semana, apenas a região de Cruz Alta, que também integra a macrorregião Missioneira, estava na cor vermelha.
Como está a epidemia no Estado?
Conforme o Executivo, houve redução de novas hospitalizações (queda de 7%), embora o número de internados em leitos clínicos confirmados com covid-19 se mantenha em elevação (aumento de 5%). O número de internados em UTI, por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e confirmados com covid-19 também teve aumento na semana.
Mesmo contabilizando os pacientes internados por outras causas, houve queda na quantidade de leitos de UTI ocupados. Com isso, houve leve redução na razão de leitos livres para cada ocupado por covid-19.
No entanto, a equipe de monitoramento do Comitê de Dados do governo chamou atenção para o elevado crescimento de novos registros de hospitalizações por covid-19 nos últimos sete dias nas regiões de Santa Rosa, Ijuí, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Taquara, Caxias do Sul e Passo Fundo.