Levantamento atualizado do Ministério da Saúde mostra que em apenas um dia, mais 921 mortes por coronavírus foram confirmadas pelos Estados ao governo federal. Com mais essas notificações, o Brasil chega nesta terça-feira (28) a 88.539 óbitos pela covid-19.
Desde o mês de maio, não havia uma terça-feira na qual o país apresentava menos que mil óbitos registrados. O índice, entretanto, se deve a um problema com os dados exportados pela Secretaria de Saúde de São Paulo, que não conseguiu repassar as informações desta terça. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará verificou algumas inconsistências na sua base de dados e corrigiu duplicidades. Por isso, o número total de óbitos informados hoje é menor do que o reportado ontem, segundo o Ministério.
Mais 40.816 casos da doença foram identificados e registrados em 24 horas. Ao todo, 2.483.191 brasileiros foram diagnosticados com coronavírus desde o início da pandemia, que atingiu o país em fevereiro. Desse total, 1.721.560 estão curados e 673.092 em acompanhamento.
O Estado de São Paulo continua com o maior número absoluto de casos e mortes pela covid no país, seguido por Ceará e Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul, de acordo com balanço do Ministério da Saúde, é o 16º Estado com mais diagnosticados identificados.