A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou a distribuir, nesta segunda-feira (6), um novo lote de vacinas contra a gripe. São 411 mil doses que estão sendo levadas para as coordenadorias regionais de saúde e, depois, serão repassadas para os municípios ainda dentro da primeira fase da campanha de vacinação organizada pelo Ministério da Saúde.
A vacinação começou em 23 de março. Poucos dias depois, as doses já haviam acabado nas cidades da Região Metropolitana, área mais populosa. Em Porto Alegre, só quatro postos de saúde (confira lista abaixo) ainda tinham doses nesta segunda.
Ainda não há previsão de quando as cidades começarão a aplicar as novas doses, já que elas estão partindo em veículos que saem da Capital. A aplicação também depende da organização dos municípios.
A SES informou que o lote chegou na tarde de sexta-feira (3). É o quarto de cinco somente para a primeira fase da campanha. A programação da pasta é de que uma outra carga ainda seja distribuída nesta etapa. Até agora, pouco mais de um milhão de doses chegaram ao RS.
As novas vacinas ainda serão destinadas ao público-alvo da primeira fase da campanha: idosos e profissionais de saúde, o que representa aproximadamente 1,7 milhão de pessoas no Estado. A dose deste ano possui as cepas A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B. A vacinação é considerada importante para facilitar a diferenciação em pacientes dos sintomas de gripe e coronavírus, que são semelhantes.
Segundo dados do Ministério da Saúde consultados por GaúchaZH nesta segunda, 989.855 idosos já receberam a vacina no RS. O número representa 67% do total de doses que deve ser aplicado a esse público nesta fase, que é de 1.467.957. Nos profissionais de saúde, 223.114 já receberam a vacina, representando 70% das 315.089 vacinas para este público.
Vacinação na Capital
Em Porto Alegre, enquanto aguarda a chegada das vacinas, a prefeitura prepara novamente a montagem dos drive-thrus para que vacinação seja feita sem que a pessoa necessite descer do carro. As redes de farmácias Panvel, São João e Agafarma também devem seguir injetando doses em idosos sem sintomas da doença.
Até as 10h30min desta segunda, as unidades de saúde Chácara da Fumaça (bairro Mario Quintana), Nossa Senhora de Belém (Belém Velho), Panorama (Lomba do Pinheiro) e Restinga eram as únicas a ter doses.
Fases da campanha
A segunda fase da campanha começa em 16 de abril. Ela é voltada a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, professores de escolas públicas e privadas, e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A terceira fase está prevista para 9 de maio. Nesta etapa, os demais grupos de risco começam a ser imunizados. São crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.